
Nascido em 1922 em San Biagio di Callalta, perto de Veneza, Pierre Cardin emigrou para Paris em 1924. Depois de trabalhar brevemente com Elsa Schiaparelli , Cardin se uniu a casa Dior como estilista em 1946 e 4 anos depois abriu sua própria marca em 1950. Ele foi o primeiro a demonstrar que a moda pode ser tanto um processo criativo e um negócio e que um homem pode sobressair tanto como um empresário e uma artista... "Com ele aprendi que com uma cadeira se podia fazer um chapéu", declarou um de seus antigos ajudantes, um tal Jean-Paul Gaultier.

Cardin tinha um conhecimento avançado de relacionamento da moda para novos públicos, apresentando suas coleções para grandes multidões, é um dos magnatas da moda-business. Se autofinancia, não faz propaganda (exceto de seus perfumes) e investe seus lucros no setor imobiliário. "O dinheiro não é mais que um meio", declara, "minha forma de viver é a mesma de quando comecei".
Seu império se estende a mais de cem países e dá emprego a mais de 180.000 pessoas em 700 fábricas espalhadas por todo o planeta. De panelas a perfume, passando por moda... seu nome está escrito em cerca de 700 produtos diferentes.
Aproveitando este lançamento a Suzy Menkes do International Herald Tribune fez artigo e uma entrevista imperdíveis repassando a carreira deste grande criador.
imagens: NYTimes
Nenhum comentário:
Postar um comentário