quarta-feira, 24 de março de 2010

Capital Fashion Week inverno 2010

8ª edição, homenagem aos 50 anos de Renato Russo, nesse clima aconteceu o inverno 2010 do Capital Fashion Week. A semana de moda brasiliense, que teve lugar no Teatro Nacional, um dos cartões postais da capital, mantém o foco em colaborar com a moda sustentável, com iniciativas com cooperativas locais, e impulsionar a carreira de estilistas da cidade. Esforço interessante para o evento, é considerado o terceiro maior do país.
Nesta edição, novidades, uma parceria com o Instituto de Comércio Exterior e Embaixada da Itália, que trouxe as passarelas marcas Italianas. Entre elas a famosa e tradicional Missoni, que abre loja na cidade no final do mês, Mabro Telai e Renato Balestra. A parceria teve a intenção de já iniciar as celebrações do ano da Itália no Brasil, que acontece em 2011.
Os representantes da Missoni no evento, Ottavio Jr Missoni e Vittorio Missoni falaram ao Cajon. ¨É muito importante para nós estarmos em um evento na Capital do Brasil. Amo o Brasil e acredito que o país com toda sua alegria de viver tenha muito haver com o perfil da Missoni, que é uma marca tradicional, de família, muito alegre, assim como o país¨, afirmou Ottavio Jr Missoni.












Nesta edição de inverno, menor, se apresentaram algumas marcas consolidadas, como a joalheira Miranda Castro e as Italianas Missoni e Balestra. No line up também os Jovens Talentos, escolhidos através de concurso, Anna Paula Osório, Érika Duarte e Ivan Hugo e o time de estilistas CFW, descobertos pelo evento e que fazem sucesso a cada edição. São eles Akigito Hira, Sann Marcuccy, Sandra Lima, Romildo Nascimento, Eliel Salustiano. Passaram também pelas passarelas do CFW a marca de jeanswear Damyller e formando do curso de Design de Moda do IESB.
O destaque do evento, que na minha opinião já se repete a alguma edições, fica para Akihito Hira, jovem estilista da cidade que vem mostrando seu talento e a força da moda masculina criada na capital federal. Com a alfaiataria como forte, o descendente de japoneses, mostra uma moda para homens muito além dos tradicionais ternos e gravatas, transformando o homem que veste em um verdadeiro fashionista através de detalhes extremamente originais como drapeados, mudanças táticas em elementos da roupa e corte impecável. Akihito entrou no CFW através do concurso de jovens talento e hoje integra o time de estilistas do evento, e a cada dia conquista mais espaço no mercado, já sendo alvo de compradores europeus, mostrando que Brasília também faz moda. A coleção de inverno do jovem talento é chamada de 2010 Pioneers, inspirada nos pioneiros de Brasília, representados pelos integrantes da missão Cruls e os candangos. Na passarela lã, tricoline de algodão, jeans e malha de bambu trabalham na construção de peças em alfaiataria com toque irreverente e ao mesmo tempo elegante e sofisticado, característica do estilista.












Brasília não é uma capital da moda, e sim uma capital federal, mas aos poucos vem caminhando. O foco ainda é bastante comercial, mas timidamente vão surgindo talentos como o Akihito, Ana Paula Osório, Camila Prado. O CFW a cada dia cresce mais e o mais incrível de tudo é a oportunidade que esse evento cria para novos talentos que precisam mostrar seu trabalho, para pessoas como as bordadeiras que trabalham em parceria, parte do projeto social. Torço para ver esse evento e Brasília crescendo cada vez mais na moda!

A próxima edição já tem data, acontece de 25 a 28 de Agosto no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Para mais imagens acessem o site do Capital Fashion Week.

Fotos: Cristiano Sérgio/Fotoforum

Nenhum comentário: