quarta-feira, 4 de novembro de 2009

EDUARDO GARCÍA BENITO. Os anos em Nova York (1921-1940)

Infelizmente dia 1 foi o último dia da exposição de EDUARDO GARCÍA BENITO. Os anos em Nova York (1921-1940). Ilustrações para Vogue e Vanity Fair. É um pouco tarde para a visita , mas nunca é tarde para conhecer um artista como este.

Nascido em Valhadolid em março de1891, Eduardo García Benito foi um dos principais representantes do art decó espanhol em nível mundial. O período entre guerras foi o auge da obra deste artista formado em Paris graças a uma bolsa de estudos da Prefeitura de sua cidade natal. Sua chegada na capital francesa em 1912 possibilitou sua convivência com alguns dos artistas mais importantes do passado século, uma relação que vai desde Picasso a Modigliani, passando por Julio González, Juan Gris ou Raoul Dufy, Manet e Gauguin.

Em 1918 o trabalho de Benito encontra espaço com regularidade em publicações como o Salon d'Automne ou a Societé Nationale des Beaux Arts e "no começo dos anos 20 já possuía fama de extraordinário desenhista, que trabalha para publicações de prestígio" como as francesas Femina e Le Gazette du Bon Ton e as americanas Vogue e Vanity Fair. Vive entre Paris e Nova York e retrata a famosas como a atriz Gloria Swanson. Em 1974 o Congresso dos Estados Unidos vota uma moção de agradecimento por sua contribuição ao desenvolvimento cultural do país Morreu dia 1 de dezembro de 1981 em Valladolid.

imagens demodeshowroom


Nenhum comentário: