quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Programa Cultural no Centro do Rio

O Centro do Rio está cheio de exposições bem bacanas atualmente. O Centro Cultural Justiça Federal, o Museu Nacional de Belas Artes e o Caixa Cultural ficam pertinho um do outro e vale reservar uma tarde para percorrer o circuito. Fomos conferir e te damos as dicas aqui do que está rolando de mais legal nos três:
Já falamos da 'Vem na Mão', mas a exposição de fotos 'Rua Larga' também é bem interessante. Cinco fotógrafos mostram seu olhar sobre a Grande Rua Larga do Centro, seu estado atual e seus antigos comerciantes e moradores.


Museu Nacional de Belas Artes está com a exposição "O Louvre e Seus Visitantes" do fotógrafo Alécio de Andrade. Ele morou na França dos anos 60 a 2003 (quando desapareceu em Paris no dia 6 de agosto) e foi correspondente da Manchete até 1973, membro associado da agência Magnum-Photos, e colaborou para Elle, Figaro Madame, Geo, Marie Claire, Newsweek, Isto É, Veja, Jornal do Brasil, entre outros. As fotos da exposição reúne o trabalho de anos no Louvre registrando pessoas diante dos quadros. São interessantes e algumas bem engraçadas! Há também um livro da expo, que dá muita vontade de ter em casa.










O Caixa Cultural tem várias... World Press Photo 09 reúne o melhor do fotojornalismo em 2008. A qualidade técnica é ótima, mas a maior parte retrata crime e violência, então se você está no clima de ver imagens fortes, é melhor deixar para outro dia.
Lá também tem uma expo do arquiteto Le Corbusier. "Entre Dois Muros" fala sobre a ligação do arquiteto com o Brasil, país que ele visitou algumas vezes, e como influenciou na arquitetura moderna brasileira. Há algumas telas, tapeçarias e exculturas feitas por Le Corbusier, mas a maior parte da exposição são plantas dos seus projetos mais conhecidos.
O saguão do Caixa Cultural é cenário até 6 de Setembro para "Dress Tents", um ensaio conceitual de Robin Lasser e Adrienne Pao sobre roupas que são verdadeiros abrigos.

Nenhum comentário: