quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Especial Street Art: Space Invader (FR)

Lembra daquele jogo de Atari cujo objetivo era matar os bichinhos que desciam do topo da tela? Pois se você costuma viajar já deve ter visto esses 'bichinhos' pixelados decorando a paisagem urbana das cidades.
O artista responsável é conhecido pelo mesmo nome do jogo: 'Space Invader'. Ele trabalha com pastinhas coloridas e as imagens são construídas como mosaicos. Os tamanhos variam. Seu trabalho começou a ser visto nas ruas de Paris no final dos anos 90. Hoje ele já 'interviu' em mais de 35 países - ele já estampou um 'space invader', inclusive, em uma das letras de Hollywood.
Além do trabalho nas ruas, desde 1999 ele expõe em galerias do mundo. Para as exposições ele passou a usar, além das pastilhas, o 'rubik' (aquele quadrado com 6 cores que tem que ir rodando as fileiras até a mesma cor ficar só de um lado). Dessa forma, o trabalho fica com aspecto tridimensional. A técnica até ganhou um nome: 'rubikcubism'. Nas exposições ele também não se atêm aos 'bichinhos' do jogo de video game, criando também imagens (facilmente reconhecíveis) de personalidades. A maior características é realmente o pixelado, já que ele só trabalha com materiais quadrados.
Abaixo, alguns 'invaders' achados em viagens... (se vocês também tiverem fotos, mandem para contato@mi-cajon.com.br)

Nenhum comentário: