quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Especial Street Art: entrevista Mack Viralata (RJ)

Mack Viralata mostra seu trabalho nas ruas do Rio e também é sócio da marca Addict. Ele deu uma entrevista para o Cajon e essa é super especial porque a foto que usamos no ícone do street art é de um trabalho dele. Leia abaixo a entrevista - é muito interessante perceber um pouco da personalidade do artista através do jeito de falar / escrever.

Como você começou a se interessar por graffiti? E como aprendeu a graffitar?
Nao me lembro exatamente quando e como comecei a me interessar pelo grafite acho q tudo veio misturado desde cedo, lembro que quando tinha uns 10 pra 11 anos em um natal de familia meu primo q morava na tijuca trouxe pra mim uma folha de caderno com varios nomes (pixacoes)... 1 ou 2 anos depois fiz o meu primeiro role na rua... eu e meus amigos saimos pra pixar na barra isso deve ter rolado em 94 fiz poucas pixacoes, mas sempre gostei muito de desenhar...entao comecei a melhorar mais no desenho em casa...1998 foi um periodo que comecei a pintar pranchas de surfe e fazer meu primeiro $$ com o desenho..., 2001 pra 2002 comecei a tacar uns adesivos e stencils na rua na mesma epoca que entrei pra faculdade e a Addict começou,em 2003 fiz meu primeiro mural na rua fico muito ruim mas eu fiquei amarradao...2004 pra 2005 eu e meus amigos desde muleque Rafael Uzai(Nhaf) e Rodrigo Montello(Godri) depois de uma pintura em santa tereza criamos os VIRALATAS e por ae foi nao parei mais...
Quais são suas influências?
Gosto de desenhar formas organicas,traços fortes e soltos, tenho influencia da natureza, das formas da cidade que moro e do mar.

A maioria de seus trabalhos tem peixe... por que essa fixação?
Acho que eh uma fase...um pedido de FOLEGO de toda essa correria que a cidade grande traz o peixe eh um elemento pacificador e o mar purificador.Gosto de pensar que as ruas sao rios e o peixe passa por elas trazendo um colorido pra cidade que eh cinza e mal cuidada.
Você faz parte de algum crew? Qual? Quem mais faz parte desse crew?
Viralatas (mack, godri, nhaf, nhozi, wimp)

O que você acha sobre o cenário do graffiti no Brasil? E na sua opinião, como ele se diferencia da Europa e Estados Unidos?
Acho que aqui no país o grafite eh bem visto temos o privilegio de ter ruas e espacos pra pintar na maioria sem problemas com a sociedade ja na europa e EUA eh bem diferente la eh crime e nao tem desenrolo.

Por favor, conte para o Cajon sobre o seu envolvimento com a Addict. O que você faz alem da produção visual da loja?
Sou socio e idealizador da Addict junto com o Joao Mello e cuido da comunicaçao visual da marca, temos um studio Addarts , uma produtora de filmes Addfilmes e 2 lojas uma na Rua Aristides Espinola e outra no Shopping Leblon
Fora a Addict, você já fez outros trabalhos comerciais? Qual foi o mais interessante e porque?
Trabalhei fazendo capa de CD,pintando prancha, customizando quase tudo,fazendo estampa, trabalhei em obra de loja,pintando tela,pintei restaurante, dando aula de grafite,quase tudo que tenha desenho no meio ...so nao fiz tatuagem ainda... O que mais marcou foi no farol santa marta la no sul quando eu e minha namorada Noia estavamos sem dinheiro mas na mochila tinha tinta chegamos na praia e so tinha uma casinha que vendia cerveja bem gelada depois de uma conversa com o dono pintamos a casinha dele,ele fico tao amarradao que ganhamos passe livre na cerveja nos dias que ficamos la... as vezes uma situacao assim vale mais a pena do que uma pintura paga.

Veja abaixo um video de Mack, Nhaf e Quem pintando a parede da Addict.

Nenhum comentário: