Desde que a Luminosidade (empresa da qual Paulo Borges faz parte) fechou contrato de 10 anos com a Firjam para realização do Fashion Rio, alguns aspectos ficaram nebulosos em relação ao futuro do Fashion Business, que ainda é da antiga realizadora, a Dupla Assessoria, de Eloysa Simão.
Na sexta-feira passada, dia 5 de junho (no mesmo dia que o Rio Moda Hype abria o Fashion Rio), a assessoria do Fashion Business enviou um comunicado para a imprensa esclarecendo a autoria da feira de negócios. Resumindo, em 2001, quando se iniciou a parceria entre Dupla e Firjan, Eloysa Simão sugeriu à Federação o projeto Fashion Business, um modelo de Bolsa de Negócios que incluísse grifes e pólos de moda. Toda a comercialização do evento é feita pelas empresas Escala e Dupla, que assinam os contratos com as grifes. A Firjan capta recursos junto ao Sebrae e Abit, da mesma forma que a Escala e a Dupla captam recursos junto aos Correios, BNDES, Oi, Cosmoprof, Fedex, entre outras instituições. Em 15 de outubro de 2005, a Firjan assinou um contrato de utilização do nome “Fashion Business”, no qual reconhecia a Escala e a Dupla como realizadoras do evento e detentoras da marca.
E mais... A Dupla e a Escala Eventos anunciaram que farão outro evento, o Fashion Business Tech e o Seminário de Moda +*, em parceria com o Sistema Fecomércio-RJ. A primeira edição acontecerá ainda esse ano, nos dias 24, 25 e 26 de agosto (investimento de R$700 mil da Fecomércio, e de R$ 4 milhões no ano que vem). O evento terá também exposição da Chanel na Mansão Figner, sede da Fecomércio no Flamengo.
E a partir de janeiro o Fashion Business se dissociará do Fashion Rio e passará a ser um evento independente na Marina da Glória.
*o Seminário de Moda + já acontece há 8 anos, realizado através do Senac Rio. É nele que o grupo que Iesa Rodrigues coordena no Senac apresenta o caderno de tendências para a próxima estação. O seminário também conta com diversas palestras de profissionais da indústria.
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