quarta-feira, 3 de junho de 2009

100% Século XX

O Museu do Traje de Madri acaba de inaugurar a mostra “100% Século XX”, um percurso pela moda do século passado onde apresentam cem peças de suas coleções. A exposição permanecerá aberta até no dia 3 de Janeiro de 2010. Hoje, mais de um século depois que Charles Frederick Worth começasse a etiquetar suas criações e a ser tratado pelos seus clientes como um verdadeiro artista, a Moda se transformou em um fenômeno social e comercial que se assenta sobre a criatividade de seus artífices, de cujo talento nasceram algumas das imagens mais reconhecíveis do século.

O acervo do Museu do Traje reuniu ao longo dos últimos cem anos, desde as peças únicas de Alta Costura às peças de pret-a-porter, todas as formas indumentárias se impregnaram dessa ânsia de renovação perpétua que é a moda e, ao mesmo tempo, todas assumiram sua condição de suporte artístico.

Poiret, Patou, Paquin, Chanel, Vionnet, Balenciaga, Dior, Saint Laurent, entre tantos outros, marcaram essa história recente de uma moda infestada de marcas que respondem a estilos reconhecíveis e que, em muitos casos, convulsionaram o pensamento de seu momento através de algo tão aparentemente intrascendente como é um vestido, um adorno, um gesto.

3 comentários:

Mariane Gonçalves - Madrid disse...

Eu vooooooou!

Mariane Gonçalves - Madrid disse...

E também estou inscrita já no curso Desvitiendo un Sigloooooooo também do MT!

O programa do curso está ótimo! Espero que o conteúdo esteja tão bom quanto...

Curator disse...

Nos veremos no curso então!!!!EBAAAAA!!!
Hj eu publico o programa!