domingo, 1 de fevereiro de 2009

Margaret Mee na Pinacoteca

Um dos meus lugares favoritos em São Paulo é a Pinacoteca. Além do prédio, um café com uma linda vista do Parque da luz, as exposições são sempre interessantes.
Ontem estive por lá conferindo a exposição em homenagem aos 100 anos de Margaret Mee.
Nascida em 1909 na Inglaterra, sobreviveu a duas grandes guerras que devastaram a Europa. Graduada em escolas de artes, como a St Martin School of Art, chegou a trabalhar no departamento de desenho de uma fábrica de aviões.
Em 1952 mudou-se para São Paulo para cuidar da irmã que estava doente, começou a lecionar na Escola Britânica da cidade e foi convidada pelo Instituto de Botânica para fazer um trabalho de ilustração botânica com bromélias e plantas da Mata Atlântica.
Apaixonada pela diversidade da nossa Flora e motivada por seu espírito aventureiro fez várias expedições à Amazônia para explorar e ilustrar em aquarelas suas descobertas botânicas.
Em 1968 mudou-se para o Rio de Janeiro, aonde se tornou muito amiga de Burle Marx.

Continuou suas expedições, e na última conseguiu ilustrar a flor da Lua, que é um tipo de cactus que só floresce à noite. Suas flores lindas, enormes e muito perfumadas só duram uma noite.
Publicou livros com suas ilustrações e também com seus diários de viagem. Faleceu em um acidente de carro quando estava numa viagem na Inglaterra, mas as suas cinzas foram jogadas no seu amado Rio Negro.
Foi uma voz ativa em denúncias contra o desmatamento da Amazônia. Seu trabalho é reconhecido não somente pela críticos de arte como também pela comunidade botânica.
Seu senso artístico, apuro com os detalhes, e o rigor técnico de seus desenhos foram responsáveis por registrar centenas de flores e plantas da flora brasileira.
Na exposição além de suas ilustrações, alguns cadernos de desenhos com seus estudos e anotações sobre cores e texturas e ainda um vídeo com uma de suas entrevistas. Nela podemos perceber a personalidade encantadora e tenaz da artista.
A exposição fica até dia 15 de março.
A visita vale muito a pena. Infelizmente não tinha nenhum catalogo disponível na loja da Pinacoteca.
Aqui e aqui algumas dicas de livros.

Nenhum comentário: