quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Couture report

Enquanto eu estava em Londres, a revista Style do jornal Sunday Times publicou uma ótima matéria sobre alta-costura. O jornalista Colin McDowell foi aos desfiles em Paris e conversou com três clientes da América do Sul com o intuito de desvendar ‘quem compra? por quanto? e a crise esta afetando o mercado de alta-costura?’ Faço aqui um resumo dos pontos mais interessantes:
- as clientes pagam o quanto for, pois é uma compra para durar a vida toda. Uma delas diz “você percebe que comprar alta-costura não é como comprar outras roupas. Você não compra para usar por uma temporada e depois joga fora”.
- Em algumas temporadas uma cliente pode compra muitas, em outras não comprar nada. Por ‘muitas’ elas querem dizer 3 ou 4 peças.
- As clientes mandam as peças de volta para serem alteradas, se necessário, conforme haja transformações na moda ou no seu próprio corpo.
- As entrevistadas não quiseram revelar o preço pago pelas peças, mas Colin McDowell afirma que quando um vestido é enviado para a revista para ser fotografado o seguro é em torno de £100.000.
- A produção do desfile do Dior custa £2 milhões.
- O presidente de moda da Chanel, Bruno Pavlovsky, afirmou que desde 2007 a demanda por alta costura aumentou tanto que eles abriram um novo ateliê e agora tem mais de 200 pessoas com mão-de-obra especializada. Ele espera grandes vendas para esse momento de crise pois acredita que as pessoas precisam de alta-costura.
- A venda das peças chaves de uma coleção não ultrapassa 3 por continente.
- O objetivo da alta-costura é publicidade, que estimula o mercado para as linhas mais acessíveis, beleza e maquiagem, com o nome da marca.
- As vendas no Oriente Médio estão estáticas, mas as marcas reportam um interesse vindo da América. A Rússia esta na corda-bamba. O interesse asiático não é grande no momento. Mas muito interessante – são os franceses que compram o maior numero de alta-costura, geralmente de costureiros menos conhecidos, como Dominique Sirop, Stéphane Rolland, Franck Sorbier e Elie Saab. Esses costureiros dão às mulheres sofisticadas roupas individuais que aderem a seus estilos de vida, por preços que os salários delas podem pagar.

Para ler a matéria inteira, clique aqui.
(fotos tiradas do style.com dos desfiles de verão 09:Jean Paul Gaultier, Chanel, Dior e Elie Saab)

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