terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Melissa e Esther Mahlangu


Ontem de manhã teve a coletiva da Melissa na House of Erika Palomino. A marca investiu novamente no multiculturalismo fazendo uma parceria com a africana Esther Mahlangu, sob o tema Afromania.
Esther nasceu em 1935 em Middelburg, um vilarejo de Mphumalanga na Africa do Sul. Conforme a tradição Ndebele, ela começou a pintar murais aos 10 anos - a técnica é passada de mãe para filha (homem não pode). Nos anos 80 ela começou a pintar quadros com o mesmo grafismo e cores dos murais e em 1986 foi descoberta pelo Centro Pompidou em Paris, passou a ser reconhecida internacionalmente e viajar pelo mundo.
Ela geralmente pinta com pena de galinha e usa pigmentos naturais, conforme a tradição. Hoje Esther ensina a arte à outras jovens. Com a renda da venda de seus trabalhos ela ajuda a construir uma escola para ensinar as meninas a pintar.
A colaboração com a Melissa tem como objetivo mostrar a face lúdica, de sonhos, da África. Foi um previlégio conhecer Esther, uma senhora fofa e super educada, vestida na moda tradicional de sua terra (fotos em anexo). E ela gostou tanto da parceria que já estava até com a Melissa no pé, complementando o look africano.
O evento teve buffet de Neca Mena Barreto baseado na culinária africana. Tinha inclusive o bobote, prato preferido de Nelson Mandela (uma receita de carne misturada com passas e castanhas e ovo por cima tipo omelete, um paladar exótico que mistura salgado e doce).

Nenhum comentário: