quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Rio Moda Hype - Primeiro dia

Agora é a vez dos novos talentos mostrarem a cara e ao que vieram. O maior e mais famoso trampolim de novos talentos da moda brasileira, o Rio Moda Hype, começou a apresentar hoje, dia 15, no Salão Copacabana 6 dos seus 12 novos designers selecionados para essa temporada, são eles: Fernanda Yamamoto, Martins Paulo, Alisson Rodrigues, Julia Valle, Renata Veras e Frame.
Todos os desfiles tem trilha sonora do DJ carioca Gustavo MM e Make up/Hair de Rogério Santana e a equipe do Hit Make Up.
Abaixo um release sobre quem são, e o que esperar de seus desfiles.

Martins Paulo : Certificado em Design e Moda, atualmente estuda Artes Visuais na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou seu trabalho com moda em 2002, criando e desenvolvendo coleções para grandes confecções. A marca que leva seu nome foi criada em 2006, quando foi selecionado como um dos novos talentos do Dragão Fashion Brasil (DFB); Também já participou do projeto Piauí/Sampa, coordenado por Walter Rodrigues.


Coleção: Um olhar contemporâneo sobre vários aspectos da obra poética de Cecília Meireles, como universo lúdico, simbolismo, impressões sensoriais, cores, sons, musicalidade, metáforas, lembranças e perfumes; Esse foi o caminho para a coleção de inverno 2009 "Ou isto; Ou aquilo", de Paulo, que visitou a obra e vida da escritora.
Materiais: O algodão é a base para tecidos ora estruturados, ora fluidos, como tecidos planos naturais, gaze de algodão, tricoline, viscose e malha fria.


Silhueta: Contrastes entre amplos e ajustados, fluidos e estruturados, em jogo de construção e desconstrução. O guarda-roupa do início do século XX é misturado a silhuetas atuais, com recortes e modelagens geométricas e estruturadas.

Cores: Contrastes entre cores vívidas e empoeiradas: marrom terra, verde folha, vermelho carmim, cerâmica, violeta empoeirada, azul Klein, laranja queimado, mostarda e rosa.

Acessórios: Chapéus, broches em forma de insetos e sapatos com geometria e cores contrastantes.

Styling: Marina Franco.



Fernanda Yamamoto : Paulistana, a jovem designer se formou em Administração de Empresas, e depois cursou Moda pela Parsons, de Nova York. Experiente, já fez estágios em grandes marcas como: Tufi Duek e Calvin Klein. Desenvolveu produtos com Alexandre Herchcovitch e assinou coleção para a Rosset Têxtil, além de ser assistente de Jum Nakao em alguns projetos.

Coleção: Inspirada em performances, limites, técnica, a elegância e bem-estar do mundo esportivo, Fernanda criou peças confortáveis com linguagem de alfaiataria na sua coleção “Sport-Chic”.

Materiais: Musselines, lãs, tweed e cetins em contraste a neoprene, lycras e atoalhados.

Silhueta: Conforto-chique amplo e solto.

Cores: Branco, cru, azul piscina, verde água, lilás, cinza e marinho.

Styling: Roberta Stamatto.



Allison Rodrigues : Com bacharel em Estilismo em Moda (Universidade Estadual de Londrina) e especialista na Gestão do Design, esse paranaense é Modelista e estilista assistente da marca Mulher Elástica, onde agrega conceitos de design à moda masculina. Allison já desenvolveu coleções para marcas do Paraná e foi professor de modelagem em malharia pelo Senai. Hoje, participa como produtor do Floripa Fashion Donna DC.

Coleção: O som dos motores, o ruído das ruas, a imobilidade dos prédios, o calor dos pedestres, as luzes da cidade e a contemporaneidade dos caminhos de pedra inspiram a coleção "Urbanidades", que traduz o cotidiano nas metrópoles. Contemplar a atmosfera urbana, valorizar o indivíduo, corrigir as falhas no trânsito e respeitar os sinais urbanos são alguns convites do estilista, que busca uma informalidade elegante.

Materias: Tecidos desgastados aparecem ora densos, ora leves, como black denim e malhas “estonadas”, moletom, tela de algodão e materiais siliconados e com brilho encerado.

Silhueta: Contrastes entre justos e amplos, estruturados e desconstruídos.

Cores: Bases pretas e detalhes em branco e cores primárias, como vermelho e amarelo.

Styling: José Camarano.

Julia Valle : Essa mineira foi um dos destaque da última edição do Rio Moda Hype, como uma das estilistas da então estreante Pure. Formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estilista pela Designskolen Kolding (Dinamarca), ela hoje mantém um ateliê em Belo Horizonte, onde produz e expõe suas criações. Também já trabalhou com grandes nomes da moda do Brasil e do mundo, como Alphorria, Printing, Henrik Vibskov (Canadá) e Maja Mehle (Eslovênia) e teve coleções expostas em galerias de arte dos EUA e da Eslovênia.

Coleção: A coleção "Generator" é quase acidental, na qual máquina e criador invertem papéis em uma relação de dependência. Partindo de uma modelagem produzida digitalmente, a máquina cria deformações infinitas que resultam em novas formas, re-trabalhadas pela estilista. Além de questionar a reprodutibilidade na moda e o uso da máquina, a principal inspiração estética são os zeitgeists (termo alemão cuja tradução significa “espírito de época”) cosmopolitas de um futuro próximo e o universo digital, traduzidos em um estilo contemporâneo e feminino, norteado pelas leveza e simplici¬dade de peças versáteis.

Materias: Linhos, jersey com estética de moletom, seda em bases opacas e algodão em tramas variadas, como malha e percal.

Silhueta: O shape na coleção tem formas orgânicas e soltas, com pernas ajustadas e troncos volumosos e distorcidos.

Cores: Predomina o preto em diferentes texturas e nuances, pontuado por brancos sujos, verde maçã, blush e beges.

Styling: Renata Correa.

Renata Veras : Carioca, formada em Moda pela Cândido Mendes.

Coleção: A estilista buscou inspiração na Guerrilla Gardening, um movimento que teve inicio em Londres, e que prevê a invasão de áreas urbanas privadas e públicas abandonadas que são transformadas em pequenos canteiros e jardins, para criar sua coleção "Guerrilha Verde".

Materias: Couro, chamois, seda e lã.

Silhueta: Desabados na seda, militarismo e influência da jardinagem.

Cores: Pink, amarelo, preto e marrom goiaba.

Styling: Helena Luko.

FRAME : A marca é formada por duas jovens paulistanas com muitas coisas em comum. Lívia de Paula, que é estudante do último ano de graduação em Moda da Faculdade Santa Marcelina e integra a equipe de estilo da grife Thaís Gusmão, foi selecionada em 2006 em concurso de jovens ilustradores da Cavalera e também já criou figurinos para o teatro.
Patrícia Brito e graduada pela mesma faculdade, e já trabalhou com a estilista Erika Ikezile.(2004), também assinou figurinos de algumas óperas.

Coleção: Assim como Marcel Duchamp, Robert Rauschenberg e Boggie transportavam elementos da vida cotidiana que, a princípio, não seriam considerados arte, as estilistas coletam a moda em fragmentos doados pelo dia-a-dia em produções impregnadas de intuição. Ready-made.

Materias: Moletons e tecidos de camisaria.

Silhueta: A masculina é próxima ao corpo, e a feminina é ampla e repleta de babados. Os grandes exercícios de modelagem são ampliação de cavas e deslocamento de fechamentos.

Cores: Tons azulados da camisaria, “estonados” do streetwear.

Styling: Marcio Banf

Nenhum comentário: