segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O desenho divino

Na vida existem paixões que te fazem ferver a alma, mas resistem apenas o tempo suficiente para nos mostrar que não estava escrita no nosso mapa genético e depois passam sem deixar traços. Existem outras paixões, que talvez seja mais correto chamar de dons, pois fazem parte de nós. Mesmo que não sejam cultivadas, como um passe de mágica que nos distigue um dos outros e nos possibilita a brilhar.
A arte do desenho é uma espécie destes dotes, quando a mão ganha vida própria e voa descontroladamente sobre uma folha em branco representando fielmente aquelas imagens que esperavam o momento para nascer; É um ato criativo quase inconsciente, uma espécie de "stream of consciousness" gráfico.
Sendo esse o único momento em que o estilista trabalha sozinho, em comunhão exclusiva com a própria fantasia. Como disse o inesquecível Yves Saint Laurent: "quando tenho um lápis na mão nunca sei o que irei desenhar. Nada é pré-estabelecido, é o milagre do momento...e de imprevisto o vestido nasce e começa a ganhar forma". Baseado na beleza e na importância para o mundo da moda da arte do desenho é baseado o recente trabalho de Laird Borrelli, com o livro "Lo stile degli stilisti".
O livro é mais que uma obra gráfica de bozze glamurosas, oferece um panorama incrível de 60 famosos artistas contemporâneos que vai de Sonia Rykiel a Christian Lacroix, de Riccardo Tisci a Gian Battista Valli.
Cada artista transmite no seu desenho suas próprias sensações com resultados de diâmetros opostos: traços nervosos ou tranquilos, figuras apenas rabiscadas ou detalhadas, cores vibrantes ou tons pasteis...onde cada um com tem a sua particularidade, quase como uma assinatura.
O livro revela página-pós-página uma aventura estética que alimenta a criatividade e inspira a cada ângulo.

Nenhum comentário: