terça-feira, 11 de novembro de 2008

Karim Rashid - 100 anos do Plástico

Um dos designers contemporâneos de maior relevância atualmente é o egípcio Karim Rashid, que tem como marca, entre outras coisas, o uso do plástico, formas arredondadas, e cores fortes e vibrantes (em especial o rosa, que pra ele transmite artificialidade e energia).

Karim foi criado no Canadá, onde estudou desenho industrial, e em 1982 seguiu pra Itália onde trabalhou com Gaetano Pesce, Ettore Sottsass e Rodolfo Bonetto. De volta ao Canadá, trabalhou em uma empresa de design por 7 anos, onde propôs o uso de novas tecnologias e materiais, como o polipropileno, mas sua aceitação ainda não era fácil. Quase 10 anos depois, a Apple lançou novos produtos usando o mesmo material. Nesta época o designer já se envolvia paralelamente a moda, com a fundação da Babel Fashion Collection, e ficou a frente da criação por 6 anos.
Atualmente mora em Nova York, mas seus trabalhos estão presentes ao redor do mundo. Parcerias com grandes marcas e grifes já resultaram ao designer mais de 2.500 produtos, de cestos de lixo a roupas de fitness. Marcas como Sony, Giorgio Armani, Hyundai, Cytibank, Swarovski, Prada, Kenzo, Alessi, Melissa, Carolina Herrera entre outras deixaram a cargo do designer o desenvolvimento de produtos e embalagens que hoje definem a cara do mundo pós-moderno.

Além de seu sucesso comercial, Karim marca presença em 14 dos principais museus do planeta, incluindo o Museu de Arte Moderna
de Nova York, o MoMA, e o Die Neue Sammlung, de Munique. Sua produção artística inclui peças conceituais e instalações que discutem a convivência e a mentalidade da sociedade do século XXI. Já foi premiado pela ID Magazine's Annual Design Review por quatro anos seguidos. Foram dele também os prêmios de Melhor Hotel de Design da Europa em 2005, Best Retail Store em 2003, Red Dot Award em 2005 e 2006, Pratt Legends Award 2005, Electronic House 2008 Product of the Year e vários outros.

Pra quem estiver em São Paulo, ou puder ir até a capital paulista, não deixe de ver a exposição "Karim Rashid Arte e Design num mundo digital", que exibe 60 peças do artista vindas direto do museu de Munique, entre móveis, objetos e embalagens, e fica aberta até 4 de janeiro de 2009 no Instituto Tomie Ohtake.


" O Design tem o poder de reconstruir as nossas vidas. Design é a construção de toda a nossa paisagem"
Karim Rashid

Karim Rashid Arte e Design num mundo digital
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Rua Faria Lima, 201
Quando: de 24 de outubro a 4 de janeiro de 2009
Horário: terça a domingo das 11h às 20h

3 comentários:

Mariana Batistello disse...

Essa melissa é um arasso nos pés! E a poltrona parece feita de chicle!

Lissandro Silva - São Paulo disse...

A exposição é muuuito bacana. Fiquei impressionado com a quantidade/diversidade de produtos que trouxeram, e a forma como foi criada a ambientação. Vale a pena mesmo dar uma olhadinha.
Ahh, e ta tendo exposição do Alváro Siza, arquiteto que entre outras coisas, fez o Instituto Iberê Camargo de Poa. É muito bacana tb, ate pq enquanto na parte de cima do Tomie tem Rashid, com plástico, cores e formas arredondadas, na parte de baixo tem o concreto, o branco e o modernismo (quadradão).

Rafa Vasconcelos disse...

Muitas exposições incríveis acontecendo em Sampa!
O design do Karim é feito para o presente.Muitas formas deste século sairam do computador dele. Que por si só é pura diversidade.. Nasceu no Egito, criado no Canadá e radicado em NY!

Bjss