quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dicas de mestre

André Leon Talley é o Editor-at-Large da revista Vogue América, a mão direita de Anna Wintour. Há poucofez uma palestra sobre como entrar na indústria da moda a aproximadamente 150 estudantes de moda do Art Institute of Philadelphia, e deixou seis lições:

Lição 1. "Lembre de onde você vem e quão importante é, isso te sustentará". Leon Talley cresceu na Carolina do Norte com sua avó, que trabalhava servindo perto da Universidade de Duke, mas sempre se vestia de forma impecável para ir à igreja. "Ela não tinha muito, mas tinha um estilo excepcional. Quando tinha 13 anos, meu tio me perguntou que queria ser quando fora maior, e eu lhe disse que seria editor de moda, meu tio não sabia o que era isso, mas minha avó me defendeu. Sempre me animava".

Lição 2. "Seja sempre curioso, investigue". Enquanto trabalhava para Vreeland no Metropolitan Museum of Art em 1975, ela lhe deu um vestido de Claudette Colbert que se usou na versão de Cecil B. Demille de 'Cleopatra' de 1934, e lhe pediu que pusesse o manequim de acordo com o vestido. O que fez Leon Talley foi ir à biblioteca e assim, decidiu que Cleopatra tinha que estar bronzeada e obteve uma concessão especial para pintar a seu manequim de ouro. "Ficava bem com o vestido, e a Mrs. Vreeland lhe encantou".

Lição 3. Viaje e encontre beleza e estilo onde você vá.

Lição 4. Seja educado. "Uma vez tive que seguir a uma mulher da Filadélfia chamada Mrs. T. Charlton Henry a Paris para uma entrevista em Givenchy; foi uma tarefa de WWD. Depois, ela me escreveu uma nota que dizia 'O melhor de tí são tuas boas atitudes'. Ainda conservo a nota".

Lição 5. Seja mensageiro se faz falta. Traz o café se você tem que fazê-lo. "Quando você tem a sorte de ser bolsista ou de ter um primeiro trabalho, não se ofenda se alguém te pede que traga o café. Em meu primeiro trabalho com Andy Warhol, respondia ao telefone, levava cartas ao correio, me davam 50$ por semana e vivia em uma residência (YMCA). Mas fui introduzido ao mundo graças a esse trabalho. Mr. Warhol me animava com entusiasmo, pensava que tudo o que eu fazia era fantástico".

Lição 6. Encontra um mentor. Para ele, a mais importante foi Diana Vreeland, " Ela me mostrou tudo. Agora minha mentora é Anna Wintour, não é essa pessoa de 'O diabo veste Prada', é como Katarina a Grande da Rússia; manteve a revista no mais alto, e arrecadou dinheiro para o MET e para o jogo democrata (apoiando assim a Obama)".

E ai , são boas as dicas? via

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelentes!

Anônimo disse...

M-u-i-t-o boas. Não sei porque as pessoas do ramo ainda acham que ser pedante e ter narizinho empinado faz de você alguém mais respeitado. Conhecimento não se mede desse jeito. Elegância menos ainda.
Adorei!
Beijos

Tássia Carneiro disse...

excelentes mesmo.. e quanto a dica da humildade é realmente verdade, fui muito submissa nos meus primeiros empregos e colho bons frutos até hoje.. e educação é uma dica para se aplicar em qualquer lugar, não apenas no trabalho.
Arrasou no POST!