domingo, 2 de novembro de 2008

CIM 2008: A participação brasileira- parte4

Já mostramos os resumos dos 4 palestrantes brasileiros presentes no CIM2008, além deste, muitos outros mandaram trabalhos , que não foram escolhidos para dar palestras, mas que foram selecionados para estar nas atas do Congresso. Abaixo cito os pesquisadores com seus respectivos trabalhos. Um "Holé" para a produção intelectual brasileira!
Isabelle Anchieta Melo- A quarta Mulher- Uma investigação sobre a denominação da emergente representação da singularidade feminina construída junto ao processo de conquista de uma imagem social emancipada.
Carlos Camargo de Mendonça- A moda e os modos: A experiência de adornar o corpo e a vida, nas páginas das revistas homossexuais Zero, Junior e DOM. Entre diversos pontos este trabalho é um estudo da organização narrativa dos editoriais e sua inter-relação com a experiência dos leitores servindo assim aos movimentos de subjetivação e de subjetividade efetuados por eles.

Liliane Ferreira Mariano da Silva, Márcia Maria Couto Mello e Virgínia Maria Saback Erudilho Guimarães- A moda das cidades e a cidade da moda. Um estudo que faz parte de uma investigação , em curso, realizada como tésis de doutorado titulada "As interferências entre a arquitetura, o urbanismo e a moda na definição estética do século XXI.
Patrícia Sant`Anna- A moda no museu - Um artigo que trata sobre a comparação dos diferentes processos de musealização do vestuário. Moda em três tipos museológicos: Arte, histórico e o especializado em têxteis e vestuário.

Dr Aguinaldo Santos e Suzana Barreto Martins- Estratégias gerais para o design sustentável dentro do setor vestir. O trabalho se centra em quatro estratégias: redesenhar soluções já existentes, o design de novos produtos, sistemas de serviço de produtos e indução a estilos de vida radicalmente novos.

Suzana Avelar- Moda e cultura digital. Como a moda está se preparando para os anúncios dos paradigmas da era digita.

Astrid Façanha- What about Brazilian Fashion- Um estudo sobre a moda no Brasil como um fenômeno emergente social e cultural, como expressão de um tempo , como fonte de recursos econômicos assim como via e fonte de conhecimento.

Sim! O Brasil fez bonito neste congresso. Amanhã começo com a participação de outros países!
PS: Quem deixa comentários sobre o CIM ganha presente, saiba mais aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, moro no Brasil, e queria muitoo de ter ido a esse congresso, mas não rolo, uma amiga minha foi e adorou. Esse lance do "presente" ja foi dado? Gostaria muito de ter acesso a essas atas.
= ***

Curator disse...

Ainda não terminou não, eu ainda tenho que postar alguns resumos! Aoroveita e participa!