domingo, 12 de outubro de 2008

The Work Of Director Michel Gondry

Essa é uma dica musical (mais uma) pro final de semana: The Work Of Director Michel Gondry.
Gondry é um diretor francês, super talentoso, e famoso por seus clipes e propagandas, mas que só foi ganhar o reconhecimento do público quando se uniu a outro gênio, o roteirista Charlie Kaufman, e com ele criou o filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças”. Sua forma de dirigir a maioria dos clipes, com uma proposta diferente e ousadia tanto técnica, como estética, com planos e sequências inovadoras e truques direto na câmera, sem efeitos especiais, são sua marca registrada.
Exemplos disso são as produções feitas para artistas como Björk, Chemical Brothers, White Stripes, Daft Punk, Beck, Radiohead, entre outros.
Assistindo o dvd, você se da conta de que Gondry é o autor de vários clipes clássicos como:
Fell in Love with a Girl - The White Stripes (2002), criado completamente com a idéia de pixels, feitos de Lego.
Around the World - Daft Punk (1997), coreografado perfeitamente, e onde cada grupo de dançarinos usado no clipe representa um instrumento individual (ex. As múmias representam a batida, os atletas o baseline, e esqueletos a guitarra).
Let Forever Be - The Chemical Brothers (1999), feito com a idéia de fundo que a protagonista se move dentro de um caleidoscópio eletrônico, que se multiplica de volta em volta, alternando do mundo real para mundo virtual (evidente nas diferentes películas usadas pra filmar o clipe). Completamente artístico, e um dos melhores clipes que conheço.
Star Guitar - The Chemical Brothers (2002), cada batida da música tem uma representação, ou seja, sempre que um determinado instrumento começa/aparece, ele é representado no clipe por alguma coisa visual (a passagem de uma casa ou trem, por exemplo), ou quando é remixado, vemos essa repetição em completa sincronia com a batida da música. Simplesmente demais.
O dvd traz ainda comercias, curtas e um documentário, "I've Been Twelve Forever", que nos mostra o modo fascinante de olhar o mundo de Gondry, e um raro "insight" das idéias e sentidos envolvidos em alguns de seus mais fascinantes clipes.
Com certeza um "must see" para os amantes, não diria só de música, mas de um combo completo de música + efeitos visuais + filosofia + arte. Abaixo alguns clips citados aqui.






Nenhum comentário: