segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CIM 2008: A participação brasileira

O CIM 2008 foi um grande encontro de idéias, conceitos e visões sobre moda de diferentes pesquisadores de diversas partes do planeta. Além dos palestrantes convidados, apresentaram seus trabalhos alguns projetos selecionados . Entre os 100 apresentados, com orgulho digo, que dos 10 escolhidos 4 eram brasileiros,é o triunfo do pensamento crítico sobre moda da "terra brasilis" para o mundo.

A primeira a apresentar seu trabalho foi Soraya Alvarez Coppola, que falou sobre a Cultura material têxtil:Inter-relação entre a história e a moda. Destacando a importância do estudo têxtil para as referências contemporâneas. O principal objetivo da comunicação foi apresentar as relações físicas e lógicas necessárias para a adaptação entre sistemas independentes de história da arte, instituições museográficas e o mundo da moda. Identificando que essa relação pode ser enfocada desde a via formativa , docente e profissional, como um diálogo entre instituições ou como uma investigação pelo especialista intermediário da cultura material têxtil. Com isso, Soraya propõe um estudo sistemático usando métodos e metodologias que contemplem a análise técnica formal e estilística que viabiliza a produção de práticas eficazes, sobretudo por profissionais de história de moda e da arte e instituições museográficas.

A segunda brasileira que apresentou sua comunicação foi Cristiane Mesquita , com um trabalho chamado Moda perturbadora: Um relato sobre a roupa e corpos instáveis. Um estudo que introduz as interações entre os corpos e as maneiras como se vestem.Abordando a moda como uma máquina que joga com aspectos sociais, estéticos e de marketing. Destacando a relação entre moda e subjetividade, aplicando as teorias de Deleuze e Felix Guattari. A pesquisa recopila as diferentes correntes da moda dos anos 90 com o objetivo de delinear duas políticas que incorporam a moda em um ponto comum, a política que permite colocar valor à subjetividade do indivíduo contemporâneo: a moda como "uma próteses de identidade individual" e a moda como " um território da própria existência"
Amanhã tem mais!

Um comentário:

Aniele Barros - "Ani" disse...

Oi pessoal

Bem, primeiro gostaria de parabenizar o trabalho de vcs, é 10!! dentre os blogs da minha enorme listinha - o Cajon é o meu preferido, aquele q. não passo um dia sem ver.
Agora falando do destaque dos trabalhos de brasileiros do CIM 2008... conheço e acompanho já algum tempo os trabalhos como o da Cristiane Mesquita (q. tu citou)+ Kathia Castilho, Carol Garcia entre outros e noto que a moda apesar de ser um assunto "novo" no Brasil, possui pensadores que fazem reflexões fantásticas e de qualidade impar.

Parabéns CAJON!!
bj
Aniele