quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Gothic: Dark Glamour

Tá todo mundo falando no "Gótico" como uma forte tendência para o inverno, e como nesse mund(inho)(ão) da moda tudo está "conectado" de 5 de Setembro a 21 de Fevereiro 2009 o museu de Fashion Institute of Technology de Nova York homenageará esta tendência em todas suas possíveis variações. Na primeira exposição dedicada às "Modas Góticas, "Gothic: Dark Glamour", veremos de John Galliano, Gareth Pugh, Rick Owens, Ann Demeulemeester, Comme des Garçons, Yohji Yamamoto, Tisci e McQueen à peças históricas que inspiraram estes estilistas. A exposição traz nomes sugestivos para cada uma de suas seções, entre elas estão: o labirinto do terror que se inicia com o culto ao ¨Luto Victoriano¨ com trajes, véus e joalheria de luto , ¨O Castelo em ruínas¨, a ¨Noite negra¨, com trajes de noite em preto e finaliza em ¨o Laboratório¨ onde estão os ¨monstros¨ futuristas.

A palavra Gótica pertence aos Godos, no século III. Os godos foram uma tribo do leste da Alemanha que teve um importante papel na queda do Império Romano de Occidente. Em alguns círculos, o nome “godo” se transformou posteriormente em um termo pejorativo: sinônimo de “bárbaro”. Durante o período do Renascimento na Europa, a arquitetura medieval foi chamada arquitetura gótica e porque era considerada bárbara e passada de moda em comparação com as linhas refinadas da arquitetura clássica.

Os expertos em indumentária se referem ao término ¨Gotico¨ para descrever as modas do Norte da Europa Medieval (do século XIII ao XV). São modas entalhadas, longas e exageradas, destacam os tocados e os decotes quadrados. As modas masculinas se baseavam numa "legging" apertada, com sapatos pontiagudos e o famoso colete enlaçado: o gibão.
A partir deste vestuário e com uma obsessão macabra pelo esqueleto humano (deteriorado e exposto pelas ruas durante a Peste Preta) você tem o look tétrico que até hoje define a moda gótica e que podemos encontrar nesta tribo em pleno século XXI
As fotos que ilustram este post são da exposição e dos desfiles de outono inverno 08-09 de Riccardo Tisci, Alexandre Mc Queen , Balenciaga e Givenchy.

Nenhum comentário: