quarta-feira, 30 de julho de 2008

Olaf Hajek

Olaf Hajek é um dos ilustradores alemães mais conhecidos. Com tranqüilidade ele cruza constantemente as fronteiras entre ilustrações de revistas e trabalhos artísticos livres e cultiva em inúmeras obras o seu estilo bastante pessoal. Nas imagens de Hajek os limites misturam-se entre realidade e imaginação, cultura popular sulamericana, mitologia, religião, história e geografia. Hajek combina dois conceitos que são encarados no mundo ocidental como contraditórios: Realidade e mitologia, imaginação ou magia.
O artista berlinense se utiliza de milagres, atos heróicos, alucinações e contos de fadas como temas. Desloca e combina - com virtuosismo artístico e cálculo intelectual - recortes da realidade e os encaixa em novos significados, surpreendentes e místicos.
Freqüentemente suas figuras são representadas desproporcionais e aparecem em perspectivas teatrais. Seus retratos sao feitos predominantemente em tinta acrílica sobre papel cartão ou papel e recebem, devido a uma técnica de pátina artificial, um efeito que remete aos posteres de propaganda cubanos dos anos 60. Embora parecam muito pictoriais, as imagens permanecem por sua linha concisa de algum modo gráficas.
O estilo individual de Hajek foi descoberto primeiramente pela SZ Magazine. Atualmente vivendo em Berlim, ele trabalha como ilustrador para empresas de moda e periódicos como The New Yorker e Wall Street Journal.

Um comentário:

Angélica Dass - Madrid disse...

Amei, já entrou para lista de favoritos!