quinta-feira, 26 de junho de 2008

Edward Steichen

A partir de hoje a noite poderemos ver no Muse0 del Traje de Madri parte da obra de um dos fotógrafos de moda mais importantes do século passado: Edward Steichen. O homem que inventou a fotografia de moda como a conhecemos hoje: com cenário, produção e maquiagem.

A exposição, Steichen. Fotografia de Moda: os anos de Condé Nast, 1923 -1937, fala sobre seu trabalho durante os anos que foi Chefe de Fotografia de Vogue e Vanity Fair, as duas revistas sobre glamour e tendências mais importantes dos Estados Unidos.

Durante este período de entreguerras Steichen chega ao mundo da propaganda e cria as bases do que seria no futuro a fotografia deste gênero, pela primeira vez a imprensa se interessa por recrear a alta costura, a vida das celebrities e o mundo do cinema.

Estadistas, literatos, compositores, atores ou esportistas desfilaram diante de seu objetivo para serem retratados com um estilo que penetrava a superfície do personagem para indagar na busca de sua essência humana e de sua dimensão social. Na mostra encontraremos retratos de divas como Greta Garbo ou Marlen Dietrich e grandes personalidades como Chaplin ou Walt Diseny entre outros.

Ao mesmo tempo Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia também lhe dedica uma retrospectiva titulada Edward Steichen. Uma epopéia fotográfica, composta por quase 300 fotografias originais e material documentário ordenado segundo os diferentes períodos e épocas do fotógrafo.

Uma boa oportunidade de se aproximar à obra do primeiro professor moderno do glamour, por cuja objetiva privilegiada passaram os rostos mais belos da época. Já aviso que vou comprar o catálogo que é lindooooo!

Nenhum comentário: