terça-feira, 20 de maio de 2008

Salve o Museo del Traje!

Todos sabem da minha ligação que chega a ser amorosa com o Museo del Traje . Na minha primeira temporada em Madrid, em 2006 estive 6 meses estagiando neste museu. Assim que com muita tristeza conto aqui que ele "pode" fechar. A associação de Amigos do museu está recolhendo assinaturas on-line para mandar ao ministério de cultura, visite a web, deixe seu comentário porque infelizmente pode ser que quando você venha a Madrid ele não exista mais...
Para assinatura on line click aqui! Para deixar um comentário de apoio click aqui! Pode escrever em português!!!! Veja a nota completa aqui!

Abaixo transcrevo parte da nota de imprensa.
A Associação de Amigos do Museu do Traje iniciou uma campanha de recolhida de assinaturas e de envio de cartas ao Ministério de Cultura, para protestar pelo futuro que tem projetado o Governo para este centro.

Em um comunicado que no seu site, a associação manifesta sua "enorme preocupação" depois do acordo de colaboração que assinou o Ministério da Cultura com a Prefeitura de Madri para criar o Centro Nacional da Moda no Abatedouro da capital.

Esse centro abrigará a coleção contemporânea do Museu do Traje, enquanto os fundos do Centro de Pesquisa do patrimônio Etnográfico do Museu do Traje iriam ao futuro Museu Nacional de Etnografia que se abrirá em Teruel. O Ministério de Cultura explicou que esta separação obedece a um desejo de "dotar de maior autonomia a ambas linhas de atividade".

No entanto, isto não convence aos partidários que o Museu do Traje siga com os mesmos fundos e acervos que tem atualmente: "Não se clarificou que papel vai desempenhar no futuro o Museu do Traje", afirma o comunicado.

Segundo esta entidade, o Museu do Traje, que se criou em 2004 durante a etapa de Pilar del Castillo como titular de Cultura, já cumpre os objetivos de conservação, exibição e difusão do design têxtil na Espanha que o Governo quer reservar para o Centro Nacional de Moda. "Ao longo de seus só quatro anos de vida, o Museu do Traje veio desenvolvendo um excelente trabalho, alcançando converter-se em um tempo recorde em um dos museus de referência em nosso país", afirma o manifesto.

Para os responsáveis da associação, "não é necessário esvaziar de seu conteúdo uma instituição que funciona, para criar outra nova, salvo que as funções do novo centro sejam diferentes das próprias de um museu. Nesse caso, a criação de um Centro de Moda com funções como 'o impulso do novo design de moda na Espanha', 'a abertura a outras atividades do setor' ou 'manter a passarela Cibeles no centro da cidade', não deveriam afetar à existência do Museu do Traje".


Por último, o comunicado indica que "o Abatedouro não cumpre os requisitos espaciais e funcionais necessários para realizar as atividades que até agora se vêm desenvolvendo no Museu do Traje, com o conseguinte prejuízo tanto para as coleções como para seus usuários". A associação entregou este comunicado ao ministro de Cultura, ao diretor-geral de Belas Artes e ao subdiretor geral de Museus Estatais.
Saiba mais aqui.

Um comentário:

olhares futuros disse...

mas brasileiros podem votar??