segunda-feira, 12 de maio de 2008

MUSAC project

Hedi Slimane é famoso por seu trabalho como diretor criativo de marcas como da YSL e Dior Homme , mas, até agora desconhecseu lado mais artístico. Agora ele mostra esse aspecto de sua vida e expõe seu projeto MUSAC , um trabalho composto de fotografias que reflete sobre os fenômenos "fã" e "teen" .Uma indagação sobre a estética juvenil em relação a música como fator de construção e transformação da identidade.
Em maio de 2007 Hedi Slimane foi convidado por MUSAC e Maraworld, empresa organizadora do Festival Internacional de Benicàssim, a retratar com sua câmara a XVIII edição do evento musical. Durante os quatro dias milhares de jovens de todo o mundo se concentraram neste festival, Slimane não deixou de persegui-los com sua câmera e "congelar" esses toques que são tão próprios de sua estética. Agora, e quase um ano depois, apresenta o reflexo daquele trabalho em um projeto que, através de uma instalação na cidade de Leon e um livro, mostrando esta perspectiva do universo estético do criador francês.

No que à instalação, Slimane exibe oa união entre a celebridade musical e os admiradores, e, definitivamente, a reciprocidade construtiva de ambas identidades através do intercâmbio que promove a música ao vivo. Assim, o visitante à exposição poderá encontrar-se dentro da iconografia própria de um concerto: um backstage vazio e o publico juvenil assistindo ao espetáculo. Nos propõe investir no "jogo" habitual do espectador, visitando o palco e experimentando a assustadora sensação da estrela de rock ao avistar a uma massa que, ansiosa, espera a saída a cena de seu ídolo, ao que venera, e com o qual se identifica. Sem dúvida, uma instalação que vai além das fotografia e na qual Slimane introduz ao público dentro da ação, ao ser este sujeito tanto ativo como passivo de um momento que se congela.

Esta exposição, ou deveria dizer experiência, estará aberta entre 17 de maio e 7 de setembro no Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León. IMPERDÍVEL!

Nenhum comentário: