quinta-feira, 8 de maio de 2008

Bafão: É copia ou é parecido??

A Escola Superior de Desenho Profissional (ESDIP) de Madri denunciou no seu site a "clonagem" de desenhos usados pela ZARA para suas camisetas e os desenhados por uma antiga aluna, Rocío Cañero. A companhia presidida por Amancio Ortega reconheceu em uma resposta á escola que: "existe certos detalhes conceituais em comum",e que "não existe nenhum vínculo criativo entre ambos desenhos, pelo qual, não há dúvida que ambos devem poder coexistir pacificamente"...

A Escola explicou como a marca ZARA colocou à venda camisetas desenhadas com ilustrações supostamente originais, mas com um estilo que qualificaram como "assombrosamente parecido" ao da aluna Rocío Cañero e que todos os que trabalharam com esta aluna pensaram que podiam ser seus desenhos. Apesar de ser muuuuuuito parecido, a própria Rocío Cañero, informou que após entrar em contato com a companhia, esta rejeitou a acusação por plágio.
Que feio!!!! Será que pocessam a Zara desta vez pelos seus tão amados clones? E você, o que acha? É copia ou é parecido??

PS:Pra ter noção do bafo aqui na Espanha, quem me avisou da notícia foi meu marido que ouviu na rádio!

5 comentários:

Carol Fernandes - Rio de Janeiro disse...

Que coisa feia!!!
Infelizmente o trabalho de ilustradores muitas vezes não é respeitado e cópias acontecem na maior cara de pau.
Precisamos valorizar as estampas exclusivas e dar crédito a quem é de direito.

Anônimo disse...

Acho um absurdo tudo isso. Os profissionais de design, de moda, artistas em geral ainda não são respeitados como deviam. E olha que antigamente era pior!

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Nossa, assustadoramente parecido. Pode ate não ser copia, mas muito suspeito.
Mas como todos dizem, uma ideia na cabeca é uma ideia no ar. Sempre que temos uma e não colocamos em pratica acaba vido alguem e fazendo aquilo que voce ja teria criado antes.
Bjo

Curator disse...

As imagens que desenhou Cañero foram publicadas em um comic, por isso é que teve um monte de gente e inclusive ilustradores famosos que ligaram para a rádio pra contar que ela sim, vai ganhar o processo.Nao foi uma idéia no ar foi a cópia mudando uns detalhes que na verdade é mesclar elementos de varias ilustraçõe suas que já foram publicadas!Feio, Zara tem uma equipe gigantesca que podia no mínimo ter um pouco de cuidado,isso não é se inspirar!

Frau Martins - Berlin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.