quinta-feira, 10 de abril de 2008

Trend Forecasting

...Continuando com as palestras, a de hoje feita de forma magistral por Susana Patiño (Peclers Paris)... As agências de investigação de tendências, constituem um apoio fundamental às equipes de criação. H&M , Prada, Nokia ou Microsoft são somente alguns dos exemplos de empresas que recorrem a este tipo de serviço para conseguir o êxito no produto final e para conhecer as necessidades do consumidor.

Descrevendo qual é o trabalho das agências de trend forecasting ( trend-tendência forecast- previsão) o primeiro que identificamos são os tipos de tendências: Macro-tendências (ex: sociológicas, tecnológicas, econômicas, meio ambientais) , tendências de consumo ( produtos ecológicos e reciclados) e tendências de indústria (o supermercado inglês Tesco vai começar a marcar todos os seus produtos com o nível de emissão de CO2 o que provavelmente vai estimular a mesma ação em seus concorrentes)

Que classe de serviços oferecem estas empresas? Assessoria , consultoria, informes ou publicações, nosso conhecido caderno de tendências. A quem interessa? Diretores de arte, estilistas, produtores ,criadores , quem necessita "conhecer" o futudo do seu cliente. Por que interessa? Para que? Reduzir riscos, custos tempo dedicado a pesquisa, aumentando assim a possibilidade de êxito.

Existem dois tipos de agência, a de venda direta ( Peclers Paris, Carlin, Promostil) de venda on-line (WGSN, trendstop) a diferença é que no primeiro ítem vendem algumas visões do que é a moda totalmente depurado enquanto as via Internet soltam a informação de forma mais livre, onde você define seus temas.
Quem são as pessoas que trabalham em estas empresas? O pesquisador de tendências , de idade mediana, que entende a lógica da moda culto, cosmopolita, ligado a arte sobretudo uma pessoa desperta!

O cool hunter, jovens e algumas vezes adolescentes que geralmente pertencem a tribos urbanas , são free-lances espalhados pelo mundo sabem muito sobre modismos nas ruas . O estilista ou stylist canaliza essa informação conceitual para o mercado da moda. Onde fazem estas pesquisas? Em museus, nas ruas, nos colégios, nas festas, na Internet e acreditem(¡) fundamentalmente em blogs! O trabalho está dividido basicamente em partes, a primeira, de campo, feita por cool hunters recolhendo informação desde imagens a fenômenos socioculturais.O trabalho de laboratório é analisas e decodificar as tendências , e claro contextualizar ao mercado de cada país e transformar tudo isso em um material impresso ou em informação na web.

To be continue…

2 comentários:

vts disse...

nossa, tenho que dizer. esse blog e muito bom, o unico de moda nos meus marcadores. parabens!

Fê Resende disse...

angélica! que vontade de ter visto essa palestra também! e que sorte a minha de te ter de amiga e ler o blog, pra sabe de tudo como vc contou! =)

(sabe que o meu melhor amigo, michell, trabalha no trendwatching? chique, né?)