terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Superheroes: Fashion and Fantasy

O estilista italiano Giorgio Armani conseguiu que o metropolitan museum of art de Nova York dedique entre 7 de maio e o 1 de setembro de 2008, uma exposição à moda dos superhéroes e sua repercussão q além das histórias em quadrinhos e o cinema.
"Superheroes: Fashion and Fantasy" mostrará a capacidade dos superhéroes para inspirar ao mundo da moda e o design.
A exposição incluirá não só os trajes que as estrelas de Hollywood usaram para interpretar aos heróis da história em quadrinhos, mas também vários desenhos de alta costura e de roupa esportiva inspirados neles. Um exemplo disso é o corpete e o biquíni que Galliano desenhou para a coleção "Wonder Woman" de Christian Dior em 2001 ou a jaqueta inflable de vinil rosa que idealizou Walter van Beirendonck em 1996.
Poderemos ver desenhos do próprio Armani, Jean Paul Gaultier, Paco Rabanne, Balenciaga, John Galliano, Issey Miyake, Alexander McQueen, Pierre Cardin, ou Nike.
George Clooney, Julia Roberts e Anna Wintour (editora de Vogue) se unirão a Giorgio Armani na gala benéfica conhecida como os 'Oscars da Moda' e que se realizará em Nova York em maio para inaugurar a mostra.
"O mundo dos superhéroes está hoje dia presente em muitos aspectos da cultura popular. O traje já icónico de capa, máscara e meias conta já com muitas mutações no mundo da moda", indicou em um comunicado o comissário da exposição Andrew Bolton.

Os objetos que se exporão se organizarão seguindo temáticas, mas centrando-se em superhéroes concretos. Com os trajes de Superman e Spiderman, se analisará o tema do "corpo gráfico" dos superhéroes como os lenços ideais para imprimir logotipos de design e criar marcas, como o famoso "S" de Superman. Os trajes de Batman e Cat Woman se agruparão sob o tema de "o corpo fetichista", já que esses desenhos, com certa carga sexual, inspiraram de diferentes modos os "desenhos" de couro. As barras e as estrelas do uniforme de Wonder Woman, baseado na bandeira norte-americana, servirá como pretexto para tratar o patriotismo e os símbolos nacionais que encarnam muitos dos superhéroes.
A exposição terá um livro, "Superheroes: Fashion and Fantasy", que contará com prólogo do ganhador do Pullitzer Michael Chabon.


Um comentário:

Fê Resende disse...

deu mega vontade de montar um post no oficina com "super heróis pra vida real", tipo inspire-se nos seus preferidos! =)

(eu a-do-ro esse blog, gente. é sério.)