domingo, 2 de dezembro de 2007

modelos de seducción - 3

Del pintalabios al botox:El negocio de la belleza- parte 1. Esta palestra nos dá uma breve história da comercialização da beleza prestando particular atenção a expansão da poderosa indústria da cosmética no século XX e sua difusão a novos mercados no século XXI.
Começamos esta viagem pela antiguidade , neste momento os cosméticos serviam para proteger e marcar hierarquia, com o tempo surge o uso estético, com cremes de sulfato de antimônio. Na Suméria os médicos que eram responsáveis por desenvolver ungüentos e óleos. Na Babilônia comercializavam perfumes e óleos aromáticos. No Egito havia um grande refinamento no cuidado pessoal , desodorantes, tônicos para pele e anti-rugas. Foram os primeiros a fabricar sabonete e já usavam pedra pomes. Na Grécia antiga é o esplendor do uso de óleos essenciais e usavam cremes de beleza com vegetais e albayade (carbonato de chumbo e mercúrio).
Sabemos quão asseados eram os romanos, e já fabricavam tintas e tônicos contra a queda do cabelo.O delineador era feito com pó de asa de barata , entre outros materiais as fezes de crocodilo para máscaras de beleza e usavam "condicionadores" com leite, rosas e jasmim. Enrigeciam o peito com vinagre e argila e poliam os dentes com pedra pomes. Durante a idade média, há uma decadência das práticas de beleza e abandono do banho. A Igreja católica proíbe o "adorno". As sombracelhas são depiladas com cera, o albayalde continua sendo utilizado e gel capilar a base de excremento pássaros e gordura de lagarto.Nas cruzadas chegam a europa os óleos essenciais.
No Renascimento aflora o belo, em Veneza as mulheres maquiam o rosto e o peito, usam perfumes asiáticos e pintam o cabelo. Usam "pintas" postiças de veludo, o ideal de beleza era corpo com curvas, pele branca , sombrancelhas e testa depilada. No século XVI surge o primeiro pó "pasta de dente" (salvia com argila). Em Florença em 1508 ,criam o primeiro laboratório cosmético e medicinal, e na França o primeiro instituto de beleza (Catalina Caligai) .No século XVII - Já existe uma fabricação pré-industrial de produtos para cuidado da pele, chás de ervas para manter o cútis limpo . Yadley abre a primeira empresa de produtos de tocador e já discutem os primeiros tratados de beleza.No XVIII, França se impõe como primeiro fabricante de cosméticos e perfumes, com altos preços, exclusividade e comércio crescente (as embalagens eram de porcelana , algumas de ouro), os rosados eram os tons dá época. Chega a Revolução francesa e voltamos ao look branco , bebem vinagre e limão para empalidecerem, o blush tinha pigmentos verdes. E chegamos ao XIX, com fórmulas industriais e naturalidade como conceito, águas de colônia e cosméticos de frutas e mel. Primeiro sabonete comerciais (Lever, sunlighth) e depois outros como nosso conhecido "Lux".Primeiras marcas de cosmética (Pierre Guerlain- 1828), Helena Rubinstein abre um salão de beleza em Paris e vende "valaze", Max Factor cria seu nome sob a frase "maquiagem das estrelas". As revistas apóiam o crescimento desta indústria...parceria que vamos ver até hoje! Essa palestra vou ter que dividir em duas partes amanhã eu continuo com séculoXX , como chegamos ao botox e um pouco sobre esse comércio.Até agora história, depois o assunto esquenta!

Nenhum comentário: