sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

kufiya, palestina, kefiah, não importa o nome, tem que ter!

Já falamos aqui a Kufiya, também chamada de "palestina" aqui, e realmente é a nova mania das celebrities e do povo na rua, pra vocês terem uma idéia as 5 "kufiyas" Balenciaga que chegaram à loja em Madri, tinham lista de espera de 150 pessoas, pra quem não conseguiu a versão luxo, aproveite o modelo "de toda vida". Quer conhecer a lista de seguidoras ? As gêmeas Olsen, Sienna Miller, Cameron Díaz, Kirsten Dunst, Gemma Ward, Freja Beha, Anouck Lepere... e agora você!

3 comentários:

Tinana disse...

Acho o Kefiah lindo. Acho a padronagem maravilhosa e até tenho um (porque gosto de tecidos e faço padronagens e trabalho com moda bla bla bla.)
Porém, acho complicado o Kefiah virar moda. Sei que na Europa e Estados Unidos este "acessório" sempre foi usado/visto como moda, mas acho importantíssimo resaltar a importancia cultural/político/simbólico e idealista do Kefiah. Cada cor tem um significado, é usado de várias maneiras e enfim é CULTURA Palestina.

A moda é interessante também por este aspecto, né?! Como que este tipo de coisa vira moda? Porque que coisas que não são da nossa cultura nos encanta tanto? Acho que seria legal discutirmos sobre isso!
O que acham?
Em São Paulo, o Kefiah também já tomos as ruas nos pescoços dos "modernos"...

http://it.wikipedia.org/wiki/Kefiah
Para quem quiser saber mais sobre o keffiyeh, kaffiyah, keffiya, kaffiya, kufiya, kefiah...

Curator disse...

Amei seu comentário, e tenho que te dizer que tenho vários amigos aqui, que usam "palestina" toda a vida, que quere matar "Balenciaga", este lenço, aqui na espanha sempre foi ligada a duas tribos, os punks e os hippies, é vendida em uma feira popular chamada Rastro a 3 euros e de uma hora para outra está em todas as lojas fast-fashion (zara, H&M...) e no pescoço de todas as patricinhas???? O que aconteceu???Claro, que o fato de estar na coleção O/I desta grande marca, e em dezenas de editoriais antes de estar a venda fez com que essa peça fosse transformada em objeto de desejo, e se você não `pode ter a "original" e me refiro a "Balenciaga" e não a Kufiya o grande público se contenta com as cópias das lojas populares o mais curioso é que essas cópias custam em média 20 euros. Simplesmente imposição, segue quem quer... O irônico é que pessoas que nunca usariam uma "palestina" pelo que politicamente e socialmente representavam, estão usando , e realmente sem ter a menor noção do que levam além de um pedaço de tecido, uma mensagem.Feliz ou infelizmente, a moda simplesmente apagou esses códigos e transformou a "palestina" no lenço-que-todos-temos-que-ter-pra-ser-cool.Adorei sua proposta de discução e depois volto pra dar mais pitacos...Obrigado,o melhor deste blog é poder trocar idéias com pessoas como você!

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Angel, tambem me surpreende como a Kufiya ainda esta super na moda por ai.Em Londres, ja era usada desde o fim do ano passado, e era super comum ver todo mundo usando para se proteger do frio, de diferentes maneiras; Tambem nao sei o que aconeteceu, mas de uma hora pra outro era facil ver que tinha se tornado moda, e quando quis comprar um fui ate a TopMan que vendia na parte de novos designers, importato dos EUA. Sera que la tambem e febre?
Acho que vou ressuscitar o meu que esta no Rio, e fazer como aqui em SP, que mesmo nao sendo uma cidade gelada, algumas pessoas ainda usam. Alias, gosto mais da versao dos lencinhos finos, estampados (tinham varios bacanas no ultimo desfile da ASH), amarrado no pescoco.
Enfim, acho que as pessoas vao vendo nos outros e ,para se proteger do frio (em alguns casos), compram igual e abaca virando uma moda meio inconsciente, e quem ta ligado em tendencias e novidades, leva para uma grande rede de roupas e ai sim explode como moda.
Bjs