quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

HOUSE OF GUCCI

Para aqueles que não conseguirem se segurar e esperar o filme com Ridley Scott, podem encontrar a trama de traições, assassinato, glamour e ambição no livro "House of Gucci".

O livro escrito por Sara Gay Forden, que foi correspondente do Women's Wear Daily em Milão, conta a saga da família Gucci. O envolvimento de Sara com os Gucci começa em 91, quando foi mandada pela revista para a entrevista coletiva em que Maurizio anunciou a reformulação da marca, que culminou com a contratação do estilista Tom Ford e a volta ao auge, pelas mãos do advogado Domenico del Sole e do grupo de investidores InvestCorp.

A história começa com o Guccio Gucci, que era lavador de pratos, e sua mulher Aída abrindo sua primeira loja de bolsas e malas para viagem em Florença em 1921. Passa por seu filho Aldo que fez com que a Gucci se tornasse um objeto de desejo e responsável pela internacionalização da marca, e continua por uma fase decadente até ressurgir pelas mãos de Tom Ford e Domenico Del Sole nos anos 90. Mostra a disputa de poder pelos conglomerados LVMH e PPR. E no meio de tudo isso a trama familiar que culminou com o assassinato em 1995 de Maurizio Gucci tendo sua esposa Patrizia Reggiani envolvida no caso.

Conta ainda que nas reuniões da empresa aconteciam brigas aonde bolsas voavam para todos os lados. E cita quando Paolo, o filho de Aldo, convocou a impressa e entregou o próprio pai mostrando documentos que levaram Aldo para a prisão sob uma acusação de evasão de impostos.

Sei que parece um livro de Sidney Sheldon, mas acredite, isso tudo aconteceu.
Mal posso esperar pelo filme, mas enquanto isso vou me deliciando com o livro.
No site da livraria da cultura dá para encomendar o livro.
http://www.livrariacultura.com.br

Nenhum comentário: