sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Juegos de papel

Todos os anos o Museo del Traje expõe ao público algumas de suas coleções ocultas, e este ano chegou a vez das paperdolls e recortáveis em geral na exposição Juegos de Papel.
A exposição pretende mostrar uma visão geral da coleção de recortáveis do museu, em destaque uns soldados em fileira da segunda metade do século XIX e foram os primeiros recortáveis que se comercializaram na Espanha. Na atualidade todos estes “papéis” se transformaram, de jogo, em objetos de coleção.
Casualidades da vida, essa semana a Rob, me mandou uma bonequinha recortável alemã... então, hora de brincar! Jajajajajaja! Mas sabe quem tem história nessa brincadeira também!!!
Foi na atmosfera da Paris de 1700 que as paper dolls despontaram para sucesso. Em geral, eram figuras desenhadas e pintadas à mão, que satirizavam nobres, políticos e intelectuais da época. Em 1810, aparecia o primeiro exemplar impresso, a Little Fanny, publicado pela editora S&Fuller, de Londres. Em pouco tempo, o hobby contagiou toda a Europa.
E logo migrou para a jovem e promissora América. Lá, custou um pouco a pegar. Culpa do alto preço do papel. Quem tinha a sorte de conseguir uma, escondia-a a sete chaves. Anos mais tarde, a indústria da moda, muito esperta, percebeu que o negócio poderia funcionar como poderosa arma de marketing. De 1930 até 1950, o charme do brinquedinho era tanto que pintores, chargistas e estilistas de renome dedicaram-se a produzi-lo foram seus anos de ouro até sua decadência. A partir dos anos 70, as bonecas de plástico dominaram o mercado e as de papel foram para fundo do baú. Mas a Internet faz milagres e elas estão de volta.
Você pode estudar história da moda através dessas bonequinhas aqui, você pode vestir as "celebrities" aqui ... Ainda existem artistas que vivem de fazer essa bonequinha aqui , veja esta web também e divirta-se.
2ª feira continuo com os resumos do curso Modelos de seduccíon.

2 comentários:

Lissandro Silva - São Paulo disse...

Muuuito bacana Angel...Todo mundo escrevendo por aqui, to ate envergonhado de estar sumido..mas em breve vou estar com net em casa de novo.
Bjo

Frau Martins - Berlin disse...

Eu tb to sumida!!!! Mas tocheia de posts no cérebro.... Eu sabia que voce ia gostar da Marta...hahahahah...pena ela ser tao feinha... Mas voce sabe, os brutos também amam!!!!
Kuss