sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Bokaloka, Lembra???Jajajajajaj

O vermelho nos lábios é a cor do glamour, e sempre retorna periodicamente , levando várias temporadas em plena tendência. Não existe passarela que pretenda ser chique sem um tom de vermelho. E vimos inclusive nos desfiles de primavera/verão em tons escurísimos (¿será o aquecimento global?).Desconhecemos a origem exata do primeiro vermelho explícito nos lábios mas as primeiras a brilhar de forma generalizada (e deixar constância em afrescos e mosaicos) foram as patrícias romanas, provavelmente influídas por algum país oriental recém-romanizado. Alguns historiadores insistem em que foram as cortesãs da Europa medieval que deram má fama ao pigmento vermelho de lábios, utilizando-o como comercial sexual. O certo é que em ambientes tão refinados como a corte imperial japonesa dos séculos doze e treze, as grandes damas das melhores famílias pintavam seus lábios e inclusive seus dentes de tons quase pretos, para fazer parecer sua pele mais ainda blanca. Os "significados" da beleza são infinitos e estão profundamente influídos por aspectos culturais, valores morais e costume…
Na Europa foi banido durante séculos, sendo notória a proibição do vermelho de lábios e demais maquiagem na Inglaterra Elisabetana, com o objetivo de que os homens não fossem “enganados” ao altar… Seu uso generalizado e sua volta ao mais absoluto reino do “chique” não chegou até os felizes anos vinte do século passado , quando os vestidos curtos de cintura baixa, os cabelos "la garçon" e a carregada maquiagem mudaram de forma refrescante e sofisticada a estética feminina anterior (cores patéis, cabelos cacheados e ausência de cor no rosto). O vermelho de lábios virou universal e foi o rei da maquiagem até os anos cinqüenta. Mulheres de toda classe e condição desfilavam lábios intensamente vermelhos , acompanhando penteados que cada vez se complicavam e brilhavam mais e mais. Tiveram que chegar os sessenta, com os lábios sem cor e olhos marcados, e os setenta com o auge da beleza natural para serem banidos os vermelhos, que fizeram uma breve aparição nos oitenta (mas tão metalizados e extravagantes que não contam) e não foi até os noventa com ícones como Carolyn Bessette e o revival de Evita (Valeu, Madonna) que começou a ver-se de novo como mais uma cor.

Hoje em dia um vermelho autêntico se identifica com um look chique, algo retrô e bastante sofisticado, e graças à tendência mix imperante podemos (e devemos) usar com jeans, couro e inclusive t-shirts.Veja mais aqui e
aqui. assuma seu lado Verônica Lake!

Nenhum comentário: