terça-feira, 6 de novembro de 2007

35 anos de moda Punk com Vivianne Westwood

Vivienne Westwood estilista inglesa responsável pela moda punk e new wave modernas. Cria roupas com motivos políticos, críticas sociais, temas eróticos, com muito preto, vermelho, cores fortes, couro, correntes e rasgos. Mescla a cultura jovem com o tradicionalismo, tudo sempre inusitado. Seus ícones são espartilhos, saltos plataformas, tecidos originalmente britânicos, exageros no corte e na forma, saias com movimento e terninhos.

Já falamos aqui, mas não custa lembrar... A exposição em homenagem aos seus trabalhos que agora está em Milão, nasceu em 2004 no Museu Victoria & Albert em Londres é a maior celebração já dedicada a um designer, expondo outfit selecionados diretamente da coleção privada do V&A e do arquivo pessoal da estilista inglesa. A etapa italiana representa a mais importante de um tour que nos últimos 4 anos encantou cidades como: Canberra, Shangai, Taipei, Tokyo, Bangkok, Dusseldorf e Sao Francisco.

A mostra assim como a estilista è excêntrica, provocativa e irriverente. Apresenta desde a desestruturação geométrica das primieras coleções até o desafio da alta costura nos anos 90. O paradigma estilístico de Vivienne Westwood reflete uma sistemática exploração da história do costume. Essa retrospectiva porta o espectador, através de todo o seu fervor criativo, a riqueza de ideias que inspirou por anos as criações da estilista. E encanta pela densidade e complexidade de referimento as artes pictóricas e literárias.

Um percursso orgânico, guiado através do amor pela cultura mas também de uma incansável necessidade de testar continuamente os limites culturais da nossa sociedade.

A celebração a carriera de Vivienne Westwood, dos anos 70 até hoje inclui ainda seções dedicadas as técnicas de modelagem, acessórios e video-instalações dos desfiles mais representativos.

A exposição está no Palazzo Reale, Milano. Até 20 de Janeiro de 2008.

Nenhum comentário: