quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Quanto vale o show?

Parece que o saldo do New York Fashion Week foi extremamente positivo para o mundo das celebridades...muitos fecharam contratos milionários com as industrias de moda e beleza, sem contar a exposição na mídia.
Recentemente a grande questão do mundo da moda em NY gira em torno do fato dos atores, atrizes, cantores e afins... estarem cada vez emprestando seus nomes para as marcas ou pior..... indo para os bastidores e desfilando-as.
São os chamados "up-and-coming designers", vou citar alguns nomes , só para se ter uma idéia: Gwen Stefani, Jennifer Lopez, Nicky Hilton (irmã de Paris Hilton), Kimora Lee Simmons (Hip Hop singer), Justin Timberlake, Jessica Simpson, Beyonce Knowles, Victoria Beckham, Jay-Z, Sean Combs, Puff Diddy, Sarah Jessica Parker e Sienna Miller.
Para as grandes marcas isto talvez não tenha um efeito tão devastador quanto para os novos talentos, que simplesmente mal conseguem mostrar suas criações, além de terem que batalhar por espaço, patrocínio e credibilidade no mercado.
Segundo Wendy Liebmann, presidente da WSL Strategic Retail Consultant, esse fenômeno cria um pouco mais de burburinho no mundo da moda do que o habitual, mas reconhece que isso é prejudicial aos novos designers. Além disso, alega que num mundo de "instant-branding", as tal celebridades também criam o "instant fashion", comparado a Ralph Lauren que chega ao seus 40anos de carreira nesta mesma temporada.
Já a jornalista de moda Dana Thomas explica em seu livro "Deluxe: How Luxury lost its Luster", que vestir celebridades no tapete vermelho passou a ser o melhor e a mais rentável publicidade que a indústria do luxo poderia fazer. Desde então a indústria começou a caminhar para o lado onde os holofotes acendiam mais rapidamente....E cita como exemplo um look assinado por Gucci para Madonna no MTV Awards de 1995.... uma blusa de cetim vermelha com uma calça de veludo preta, que no dia seguinte já estavam esgotados e em poucos dias já haviam listas de espera no mundo inteiro.
Agora imagina se a moda pega por aqui....
Obs Fotos: 1- Nicholai de Nicky Hilton, 2 e 3 - Just Sweet de JLO, 4 - L.A.M.B de Gwen Stefani e 5 e 6 -Willian Rast de Justin T.

Nenhum comentário: