Quando Isaac Nichelson lançou o projeto de uma linha orgânica há 4 anos atrás, várias etiquetas sportswear , disseram "não " ao designer auto-didata de 36 anos. Recordando-se inclusive de ter ouvido de um destes a seguinte frase: “É muito caro conservar a Terra agora.”
Mas nos 2 últimos anos, as mesmas etiquetas que rejeitaram inicialmente suas idéias o contrataram para uma perícia ambiental. Muitas destas marcas têm criado suas linhas mais orgânicas, que vão desde marcas populares de T-Shirts até marcas contemporâneas e esportivas como Linda Loudermilk, a Foursquare, L-R-G, Becker Surf Sport.
Para Nichelson, os fabricantes preocupam-se sobre a disponibilidade desses materiais orgânicos no mercado mundial, e o preço de fabricação é mais caro do que o manufaturado convencional. Mas há um interesse crecente, segundo o grupo NPD, em 2006 consumidores de produtos sportswear foram perguntados se era relevante comprar produtos orgânicos: 18% disseram que sim, contra 5% em 2000.
Organizadores das grandes feiras internacionais passaram olhar e a focar mais neste tipo de produto, dedicando-se a separar as marcas que produzem de forma orgânica, das demais e criar eventos maiores só para elas, atualmente são 4 feiras pelo mundo.
Uma indústria nova parece ganhar a força, prova disso é que será votado em março próximo o 'Global Organic Textile Standard', um código para as indústrias têxteis que quiserem adotar este processo.
Nichelson, que era snowboarder semi-profissional, tem formado outros jovens consultores como ele, e além disso criou a Livity Outernational, uma marca de bonés, toucas, bermudas, camisetas e mochilas em Topanga, CA. Quem quiser saber mais....
Nenhum comentário:
Postar um comentário