quarta-feira, 2 de maio de 2007

O Rei da Moda

Próximo 9 de maio (dia do meu aniversário) se inaugura no Metropolitan Museum of NY a exposição " Rei da Moda" em homenagem a Paul Poiret.
Paul Poiret nasceu em Paris no final do século XIX. Seu talento como criador o levou a trabalhar para o famoso costureiro Jacques Doucet e, posteriormente, na casa Worth. Ali, aprendeu as técnicas de confecção e, em 1903, decidiu lançar sua própria marca. Três anos depois, era indiscutivelmente "o rei da moda", tal e como ele se autoproclamava, e também o rei das noites e festas parisinas.
Para suas criações, escolhia tecidos de cores fortes e atrevidos, com generosos e exóticos adornos. No entanto, depois da primeira Guerra Mundial, seus extravagantes desenhos foram perdendo interesse para a sociedade parisina, que acabou dando as costas a este estilista. Poiret e seu selo de marca, o turbante de inspiração oriental, que esta temporada volta a estar na moda da mão de Prada, caíram no esquecimento. Paul Iribe, grande ilustrador trabalhou posteriormente para outros estilistas mas foi a grande estrela de Poiret. Um momento de esplendor para a moda, a joalheria e as artes decorativas em geral, que culminaria com a aparição do Art Déco. O Style.com, fez uma reportagem muito interessante sobre esse grande criador.

Nenhum comentário: