terça-feira, 8 de maio de 2007

Modachrome

Amanhã o Museo del Traje de Madrid, inaugura a exposição ModaChrome , que explora a relação histórica e social entre a moda e a cor desde o século XVIII até nossos dias. No ano 2004 o KCI em colaboração com o National Museum of Modern Art de Quioto, organizou a exposição Fashion in Colors. Esta amostra foi exibida no:
National Museum of Modern Art, Quioto. De abril a junho de 2004. Mori Art Museum, Tóquio. De agosto a dezembro de 2004. Cooper-Hewitt, National Design Museum, New York. De dezembro de 2005 a março de 2006. Fashion in Colors, que a versão em livro é nossa antiga conhecida no Brasil , serve de origem a Modachrome, nesta nova edição se dá um novo enfoque à mostra já que se completa com onze novas peças procedentes da coleção do Museu do Traje.
As obras que se exibem em Modachrome abrangem os últimos três séculos da moda de Ocidente e Oriente. Entre elas se incluem exemplos da moda dos séculos XVIII e XIX, nomes próprios do século XX como Mariano Fortuny, Madeleine Vionnet, Chanel, Dior, Balenciaga, Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto ou Junya Watanabe e as últimas e provocativas criações do século XXI, correspondentes a desenhistas como John Galliano, Donatella Versace, Pucci, Miyake ou Dolce&Gabbana.
As características de cada traje se fazem mais evidentes quando se separam de seu contexto de tempo ou estilo. É então quando a mensagem da cor se trasmite com maior claridade. Ao longo da história, a moda plasmou os rasgos fundamentais da sociedade na qual se desenvolvia. Movimentos artísticos como o Rococó, o Modernismo ou o Pop Art, tiveram também seu reflexo na moda e a cor.Imperdível!!!

Nenhum comentário: