sábado, 31 de janeiro de 2009

Zóia

Uma das boas descobertas do Fashion Business foi a marca ZÓIA.
Criada a partir de um projeto de um curso de emprendedorismo, foi incubada pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio e se tornou a primeira empresa exclusiva de produto da Incubadora de Design de Jóias da Universidade.
Os produtos são lindos e é difícil imaginar ao olhar que muitos são feitos de materiais tão inusitados. Feltro, ilhoses, cerâmica plástica, papel reciclado, escama de peixe, jeans e borracha são alguns dos materiais já trabalhados.
Mas a equipe está constantemente pesquisando novos materiais, cores, formas e tecnologias.
E nada melhor do que as palavras de Vanessa Wagner, a designer que estruturou a empresa, para definir a marca: " Não fazemos jóias ou bijouterias. Criamos zóias. Um fazer artesanal que é simples e ao mesmo tempo diferente. Uma linguagem própria, uma atitude.". Tudo zóia?
Conheça mais sobre essa história e sobre os produtos aqui.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Taller missoni, el arte del tejido en movimiento

Missoni nasce em 1953 da paixão de Ottavio e Rosita Missoni pelos materiais e pela cor; ao fundir investigação artística e tecnológica em uma nova maneira de interpretar o vestuário. Hoje em dia são considerados como um dos protagonistas mais valorizados do mundo da moda e o design, sempre coerente com os valores que contribuíram para formar sua identidade.

Nesta amostra, criada pelo comissário Luca Missoni para o Museo del Traje, se poderão ver projeções, tecidos que envolvem alguns elementos arquitetônicos e instalações na entrada ao Museu. Deste modo, se verá de perto a experiência criativa e produtiva de uma realidade empresarial italiana que fez da experimentação técnica e da investigação artística seus pontos fortes no campo do têxtil e, de maneira especial, no do tecido de ponto.

Taller Missoni se desenvolve como uma exposição multimídia rica em conteúdos trasversales que se inicia em um momento especialmente vivaz e ativo para a Arte e a Moda na capital espanhola. Outras instituições culturais oferecerão simultaneamente exposições na mesma linha: o Instituto Italiano de Cultura e o Instituto Europeu de Design. Além disso, no Museu do Traje programou a atividade paralela Encontros com Missoni, que permitirá conhecer de primeira mão o trabalho desta assinatura de design italiana.

Dia 18 de março o próprio Luca Missoni, diretor de Eventos e do Museo de Missoni, fará uma palestra falando sobre a marca.
Imagens: IED; Museo del Traje

el arte de volar según Candela Cort

A conexão entre a História da Arte e a moda se faz evidente nesta exposição temporária, onde a artista Candela Cort combina alguns dos retratos mais significativos da arte com os tocados que a fizeram famosa.

As personagens, extraídos da pinturas clássica, renascentista, barroco, moderno e contemporâneo, se transformam em modelos tocados com alguns dos materiais mais característicos desta artista (rafia, veludo, arpillera, tule, organza, gaze, roupa de ginástica de metal, latão…). Seus trabalhos se caracterizam pela ausência de ângulos retos. Nas suas formas abundam os círculos e as espirais, como abundam nas pinturas que reinterpreta nas suas colagens.

Os tocados de Candela Cort se associam a estes ícones artísticos através dos materiais, as formas e as cores com os quais os toca. A composição que tomada forma de colagens e que se verão no Museu do Traje, é a proposta mais próxima ao pictórico realizada até o momento por esta artista.
De 13 fevereiro à 26 abril de 2009.

Alta costura SS 2009- parte 2

Givenchy

Tons nude e pastéis, rendas e transparências, menos propostas para o tapete vermelho e mais couture diurno denotam que Ricardo Tisci, tão amante do gótico, da imaginária religiosa e do lado escuro também tem um lado luminoso e primaveril. Túnicas cobertas com véus de renda, 'bodys' 80`s, blusões com exageradas mangas de presunto e drapeados estratégicos e vestidos longos e etéreos. Todo junto, com um espírito que une o futurismo e o neoclássico.

Elie Saab

O estilista libanês apresentou uma coleção na qual não podiam faltar seus já consagrados vestidos de noiva. 'Paillettes', brilhos e gazes desenham uns sensuais peças em tons crus, marfim, cinzento e pérola.A silhoueta foi valorixada com volumes em pontos estratégicos.




Jean Paul Gaultier

Com dois estrellonas galas tão opostas como a noite e o dia -a cantora de origem luso-belga Helena Noguerra e a aristocrática 'top' e empresária Ines de la Fressange-animando a passarela, o genuíno 'enfant terrível' volta a suas origens raciais e transgressores retomando a senda que traçou com o vestiário de 'Kika', o filme de Almodóvar de 19993 na qual tranformaba a Victoria Abril em uma repórter 'killer' ataviada ao Martírio. A artista espanhola se reflete em pentes convexos impossíveis, pichis castiços, borlas goiescas e mantilhas de encaixe próprias de uma manola nada pia. As senhas de identidade de Gaultier -'look' marinheiro arrabalesco, trajes de fraque, provocação a caudais e vestidos de sirene em tecido de rede- não faltam à entrevista. Fim de festa com o genial desenhista irrompendo na passarela para perseguir como um fauno febril a sua musa Da Fressange. Os gênios é o que têm, não conhecem a palavra crises -criativa-.

Maison Martin Margiela

O estilista apresentou suas novas propostas baseadas na reciclagem de materiais e peças na Citei de l'Architecture et du Patrimoine de Paris , julgando as imagens deixou surpreso os assistentes. As modelos camufladas com "desagradáveis" máscaras de malha destacam uma coleção integrada por peças fabulosas onde o jeans se desfia como sutil musseline, o couro salpicado de estrelas desenha formas de vanguarda e o vermelho se revela como a cor estrela de um traje de noite espetacular.

Valentino

Foi o 'debut' de Maria Grazi Chiuri e Pier Paolo Piccioli á frente de Valentino . Os vestidos foram etéreos e ultrafemeninos . A protagonista foi a cor, compoucos exemplares do famoso vermelho Valentino, do qual os sucessores do professor fogem como podem. Os novos diretores criativos da marca preferem o turquesa, o verde, o púrpura e o marrom, também os tons 'nude' e 'fumê'. Muito vestido de festa majestoso, ares 70´s, 'paillettes' e plumas de marabú. Como as referências a Valentino são inevitáveis, escolhem alguns 'hits' do costureiro: o vestido-abrigo com aplicações , os laços, os boleros de babados e os plissados.
imagens:
Fotos: Style.com; wwd.com

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

McQ Alexander McQueen for Target

Depois de Luella Bartley, Proenza Shoulder, Jovovich - Hawk é Alexander McQueen que assina uma nova linha para a rede americana Target.

A linha, inspirada na McQ, também desenhada pelo estilista, traz uma imagem sóbria, com uma pegada rock and roll. Recheada de roupas bem básicas, mas com uma cartela de cores super moderna. Leggins, camisetas, vestidos e ate uma ankle boots e coletes de couro, tudo em preto, bege, rosa e azul. Feito para sair das araras bem rapidinho e rechear o guarda roupa das modernas.

A linha estará disponível nas lojas a partir do dia 1º de março.

Stella McCartney em Paris

Foi  oficialmente inaugurada esta semana em Paris, a primeira loja de Stella McCartney na capital francesa.  Na Galerie de Valois, o novo espaço, que já estava em funcionamento desde o dia 5 de Dezembro de 2008, se junta a nomes prestigiados como Marc Jacobs e Pierre Hardy.
O novo endereço da estilista, com vista para o Palais Royal, tem a decoração criada em cima da imagem da marca, com ar feminino e moderno.  
Para comemorar a data, Stella criou uma edição limitada de camisetas em homenagem a Paris. A t-shirt estará disponível não só na capital francesa, mas em todas as lojas da marca pelo mundo.

Stella McCartney Paris
114-121 Galerie de Valois, Paris 1

Bread & Butter - street style

Mais street style na Bread and Butter!

Fotos: Angélica Dass

Kate Moss para Forum

Kate Moss clicada por David Sims para campanha de Inverno 2009 da Forum.









Mais aqui!

Arezzo - Outono/Inverno 09

A partir de fevereiro estará nas lojas da Arezzo em todo o Brasil a nova coleção outono/inverno 2009, que aposta nas tendências das esculturas modernistas, da velha Inglaterra, haras, além de padronagens (como argyle e tartan), e uso de tachas e ilhoses, que dão o tom rock´n´roll.
A escolhida para estrelar a nova campanha foi a atriz Juliana Paes, que atualmente protagonisa a novela global "Caminho das Indias".
Juliana foi fotografada por Gui Paganini, com styling de Flávia Lafer, e direção de arte de Giovanni Bianco.
Assim que tivermos imagens da campanha, postarei aqui.

BCN es lo que tiene! Brechós

Claro que nesta viagem a Barcelona não podia faltar minha famosa lista de brechós! Vi muitas coisas legais, o único problema são os preços salgados. Em Paris e Berlim encontrei maravilhas e com um valor justo. De qualquer forma para um capricho, vale a pena! Para ver mais vintage click aqui!


Holala Tallers 73, Riera Baixa 11
Le Swing Riera Baixa 13
Lailo Riera Baixa 20
L'arca De L'avia Banys Nous 20
Paris Vintage Ferrán Agulló 24
Retro City - Carrer dels Tallers, 51
Vintage Barcelona - c/Joaquin Costa 3

Bread&Butter - Denin Talk

A Cultura do jeans mundial: em bruto e sem lavagem

Confeccionado originalmente a princípios do século XVIII na Europa, se divulgou nos Estados Unidos a começos do século XIX através dos minerários de ouro. Popularizado em toda América do norte pelos vaqueiros do celulóide na década de 1930, foram os soldados que estenderam o denim por todo o mundo durante a Segunda Guerra Mundial. Mas foi na década de 1960 quando este material causou sensação a escala planetária. O denim é hoje o tecido que melhor conecta com a cultura jovem de qualquer lugar.

Mas onde estão os novos centros de inovação em denim? Realmente o denim japonês é superior? Conta nova York com os melhores modelistas de denim? Por que as melhores lavanderias de denim estão na Itália? Continuará o público comprando denim de gama alta durante a crise? Quem define o futuro do denim e daí nos depara esse futuro?

As respostas foram lançadas no ar e definidas como tendências, abaixo um resuminho sobre o futuro do jeans.

O conceito de experiência já não pertence aos "velhos" e sim aos "jovens" que estão informados e sabem de tudo. Têm energia e desfrutam de sua liberdade recuperada.

O importante é ser autêntico, hoje mais que nunca está na moda ser fiel a um estilo, inclusive o mais excêntricos.

É o momento de promover o pequeno, o limitado, o tecido a mão, o artesanato, etc. Cada vez nos despenta "menos vontade" as produções em massa, a roupa que todo o mundo usa e sobretudo a roupa feia que leva todo o mundo, por isso aposte por algo único.

Ser do bem é moda, e todas e cada uma das tendências para este ano incidem no mesmo ponto. Ser amável, ser bio, solidário e sustentável.

O conceito atemporal é inevitável, os produtos vão começar a ser desenhados para vender seguindo este conceito. Roupa que você possa levar todo o ano, blusões para verão e saia vaporosa para inverno.

O jeans será uma segunda pele, tanto em camisa como em jaquetas com um toque juvenil 90´s Esse jeans será tratado, com look "agua samitária", lavados à pedra ou estampados em azul e lilás.

E acima de tudo, o luxo será humilde, sem ostentação, onde só você saberá o "tesouro" que veste ou calça.

Vocês concordam com este novo caminho das tendências?
Fotos: Angélica Dass / divulgação

Alta costura SS 2009- parte 1

Aqui no Cajon a gente é fã da Alta costura, é o momento na moda onde a liberdade criativa nos presenteia com verdadeiras peças de museu.A gente já contou aqui como entrar para esse seleto grupo, abaixo o melhor dos desfiles.

Christian Lacroix

O desenhista de Arles, nascido em uma região taurina, desde menino frequentou a "plaza de toros", paixão que persiste nos seus vestidos de inspiração toureira em cetim cor sangue com bordados de azeviche. Pioneiro na mistura de estampas e referências, Lacroix salpica de flores suas delicadas blusas e meias, e usa à riqueza do traje de toureiro e ao fucsia das capas, aos pois e argolas gigantescas criando assim uma Carmen parisina racial e apaixonada. E o resultado é não é folclórico, é fresco com minissaias e macacões 'Couture', listras de corsário 'punk' ou braceletes de cores que apaixonam.

Chanel

O branco e a camélia são os dois fios condutores de uma coleção entre eslava e espacial onde o 'káiser' se afasta do espírito Coco e decide reinvindicar sua autoria. Calças cigarrete enrugados na bainha, ombreiras marcadas, mitones, pescoços rígidos e peças muito estruturadas com certo aroma 'sixties' -Courréges .


Armani Privé

A sensualidade contida que transmitem os filmes de Wor Kar Wai servem de argumento ao italiano para propor sua coleção. Ternos de calça entalhados, onde a jaqueta, marca a cintura e os ombros ao estilo 'Blade Runner', brilhos e 'paillettes', amarelo, vermelho e roxo e encaixes metalizados completam as novas propostas de Armani .


Dior
John Galliano se inspira nos mestres da pintura holandesa dos séculos XVI e XVII -Vermeer, Rembrandt, Porcellis... e reinventa a 'maison' com sedas plissadas , estampas do Renascimento, exóticas plumas em tocados de tule e os onipresentes traços do legado de 'monsieur' Dior. Vermelho paixão, azul celeste, branco, rosa e amarelo, cores de uma coleção tirada de um quadro.

Fotos: Style.com