quarta-feira, 30 de abril de 2008

Danço, canto e costuro...

Este mês, a Spice Girl, Melanie Brown, lançou uma linha de roupa inspirada em estampas animais. As adolescentes esperam a linha “Rock Glam” de Avril Lavigne. O ator Mathew McConaughey está preparando uma linha de beachwear. Jennifer López vende roupa, lingerie e perfume. Lindsay Lohan vende leggins. Rihanna, guardas-chuvas. E assim continua uma longa lista de celebridades que também desenham.

A indústria da moda e as celebridades tem há muito tempo uma relação simbiótica. Depois que Grace Kelly foi fotografada tentando esconder sua gravidez com um bolso Hermés em 1956, a venda da bolsa de crocodilo se disparou. Hoje em dia, estilistas menos conhecidos viram crescer suas vendas quando uma estrela de Hollywood foi fotografadas vestindo seus desenhos.

Mas quando se trata de vender, parece que ultimamente conta mais o renome de alguém famoso, que os estudos de moda e design. Joanna Mastroianni, uma estilista nova-iorquina que há vestido a gente como Eva Longoria ou Beyoncé, fala sobre sua preocupação pela crescente atenção e recursos que se destinam aos rostos famosos. “Estes famosos não são estilistas, são marcas que estão sendo criadas para vender produtos”, afirma.

June Weir-Baron, antiga editora de Vogue e Women's Wear Daily, diz que existe uma cultura obsessiva com os famosos, e que para os varejistas é mais fácil vender uma marca com um nome já reconhecido, que apostar por um desenhista talentoso, mas desconhecido.
Quando Natalie Portman falou de sua linha de sapatos para um progama de televisão, reconheceu que ela só tinha levado fotografias de sapatos antigos que lhe gostavam, uns estilistas mostraram os esboços e croquis que tinham criado a partir daí, e ela dava alguma indicação sobre se gostava assim, ou não. É um processo diferente ao que nos fazem crer, dizendo que um famoso desenhou algo.

Por outra parte, Francesca Sammaritano, estilista e agora professora da Parsons (uma reputada escola de design nova-iorquina), afirma que estas marcas servem como trampolim para os estudantes que estão começando. Quando se formam, muitos necessitam praticar todo o aprendido, e fazer contatos com gente da indústria, para iniciar seu próprio negócio. “Dá muitas oportunidades aos estilistas, porque os famosos não desenham. Têm que contratar gente nova e desconhecida”, diz Genevieve Fernety, um estudante do Fashion Institute of Technology em Nova York.

Também tem opiniões contra, que pensam que os famosos não vem a moda como uma arte, mas como um sustento econômico para seu negócio.
Lançar uma marca é uma aposta muito cara inclusive para estilistas veteranos no mercado, e a angustiante economia dos últimos anos, não ajuda. Esta situação econômica também será um exame para ver se as marcas de famosos-estilistas sobrevivem. A pergunta é: Como atuarão os consumidores, com menos dinheiro disponível, estarão dispostos a consumir em roupa frívola e acima de seu preço?

No final, os varejistas seguirão a demanda de consumo. Os grandes armazéns Macy's deixaram de vender a roupa desenhada por Nicky Hilton, pelo baixo nível de vendas. Inclusive a experta em moda Victoria Beckham viu perigar sua linha de jeans, que quase retiram de importantes lojas; enquanto que a linha do rapper 50 Cent fechou seus escritórios no começo de ano.
Ninguém sabe quanto durará esta tendência, mas todos estão de acordo em queexiste uma coisa em comum: todos têm direito a fazer o máximo pelos seus interesses. Assim é o espírito americano... Saiba mais na web da ABC.

Alphonse Mucha (1860-1939). Sedução, modernidade e utopia

Hoje foi inaugurada na fundação CaixaForum Madri, a exposição Alphonse Mucha (1860-1939). Seducción, modernidad y utopía. Através de cartazes, jóias, pinturas, fotos, livros ou objetos diversos, poderemos apreciar o trabalho de um artista polifacético que usava seu trabalho em função do marketing sem complexos.
Pintor e artista gráfico tcheco (Morávia, 1860- Praga, 1939), é amplamente reconhecido por ser um dos máximos expoentes do “art nouveau” e por suas diferentes facetas artísticas/comerciais.

Conseguiu seu primeiro grande sucesso como designer gráfico em 1894, com o cartaz da obra de teatro Gismonda, de Victorien Sardou, para a companhia de Sarah Bernhardt. A partir de elementos da arte bizantino e oriental, combinados com antigas tradições centro-européias, Mucha criou um estilo decorativo que se caracteriza por uma exuberante elegância e uma sofisticada languidez. O sucesso foi imediato. Contratado por Sarah Bernhardt para realizar os cartazes de suas obras de teatro, viveu em Paris o esplendor do art nouveau e foi um de seus representantes mais populares. A influência de sua obra gráfica se deixou sentir no mundo inteiro, e as jóias que projetou para o ouvires Fouquet se transformaram em peças de coleção.

Em 1904 empreendeu a aventura americana e viajou para Nova York, onde realizou numerosos retratos.Tal foi seu apreço popular, que nos Estados Unidos se comercializou o luxuoso sabão Muita. Estava embalado em umas luxuosas caixas art deco que provocou admiração tanto aos publicitários como aos diretores de museus. Quatro anos depois retornou a Praga e pôs sua arte ao serviço da criação de uma mitologia eslava, fundamento simbólico do novo Estado tcheco. Mucha foi iniciado na Grande Loja Maçônica de Paris em 1898, e alcançou o grau supremo de grão-mestre da loja Maçônica de Tchecoslováquia. Nunca concebeu sua obra como algo frívolo, mas com um espírito de serviço visionário.

A exposição está dividida em oito grupos de percurso conceptual. No primeiro poderemos ver as obras que Mucha criou para o mundo do teatro como cenógrafo, figurinista e autor de cartazes.Um segundo está ocupado por obras que se inspiram nas cidades, especialmente as relacionadas com a Exposição Universal de Paris de 1900, que supôs a consolidação do “art nouveau”. Em seguida vemos um espaço dedicado a “Beleza. A mulher como musa e ícone.
Também poderemos encontrar espaço dedicado às fotografias realizadas por Mucha a modelos, família ou amigos -como Gauguin- a seu interesse pelas ciências ocultas, os estudos para o projeto “a epopéia eslava”, a modernidade na propaganda ou um espaço no qual se amostra a influência de seu estilo.

Em 1898, Mucha esteve em Barcelona para realizar uns cartazes que anunciavam os chocolates Amatller e Petróleos Gal, o que contribuíu para que os barceloneses conhecessem, o considerado “pai do art nouveau”, ou modernismo. De fato a influência deste autor na Catalunha é marcante e pode ver-se em obras, também na exposição, de Lambert Escales, Lluís Labarta, Alexandre de Riquer e Eulogio Varela. Alphonse Mucha, foi pioneiro na aplicação da arte à propaganda e ao design gráfico, no uso da reprografia e as técnicas gráficas mais audazes, na utilização da fotografia, assim como em transformar à mulher no elemento protagonista de seu trabalho e da comercialização de qualquer produto, não podia ser mais atual.

As obras estarão expostas em CaixaForum Madri até no dia 31 de agosto e depois viajarão para Barcelona, Palma, Salamanca e Tarragona, junto com a exposição haverá ciclos de palestras (Eu Vou!!) Quer saber mais sobre este gênio, extremamenta atual por sua trajetória, e que sempre inspira á varios artistas contemporâneos (ollha a coleção SS08 Prada!) click aqui, aqui, aqui e aqui!

Party Time!

Ja que nosso querido blog comemora 1 ano de vida em maio, e que claro, temos varios motivos pra comemorar, achei que poderíamos fazer isso ao som de The Black Ghosts.
A dupla britânica formada por Simon Lord (ex-parceiro dos atuais Simian Mobile Disco) e Theo Keating (antes do The Wiseguys), se inspiram em nomes como Daft Punk e Timbaland, pra criar um electro-rock super dançante.
A faixa "Anyway you choose to give it" não deixa ninguém parado, e instantaneamente você sente seu corpo mexendo...Com certeza essa dupla e promessa de muito sucesso. Abaixo o clipe original da musica, ou então pode escutar no HypeMachine a versão mais dançante.

Falando de Agent Provocateur...

Agent Provocateur acaba de lançar um novo livro, Agent Provocateur Exhibitionist: Public Displays and Private Revelations , comemorando os 10 anos de existência, que homenageia suas kinky windows, enfim, suas famosas vitrines, que exploram a ostentação, a originalidade e sua vertente mais sexy.


Usando manequins reais ou fictícios a marca optou em muitas ocasiões pelas performances, transformando as vitrines em teatros cabaré em que as modelos usando peças da marca enquanto seduziam os que passavam pela rua, jogando com conceitos como "Armas de distração em massa" criando experiências comerciais únicas.

O livro está composto pelas fotografias de Enzo Peccinotti e os comentários de Vivienne Westwood. Joseph Corre, o filho de Vivienne Westwood e Malcom Mclaren e sua esposa, Serena Rees foram os responsáveis da edição deste livro. Encontramos também comentários sobre Agent Provocateur por parte de celebridades como Mario Testino, Kate Moss, Debie Harry... Um desses livros que merecem um lugar de honra na estante de fashionistas e amantes do vitrinismo, ou melhor do visual merchandising.


terça-feira, 29 de abril de 2008

Agent Provocateur Praia 2008

Irresistível e audaz: são esses os dois adjetivos que classificam perfeitamente a marca sexy de lingerie Agent Provocateur. Criada em 1994 por Joseph Corré, filho da grande estilista inglesa Vivienne Vestwood.
Mas se os genes não mentem quando o quesito é exentricidade na criação de lingerie, o mesmo não se pode dizer da coleção de moda praia. Não tanto picante e sexy como as peças de lingerie, podendo ser resuminda simplesmente numa bela campanha publicitária que é outro quesito forte da marca.


Pre-Fall

Ok, ok, eu ainda não conseguir usar meu bikini e já estou falando de inverno...é que não dá pra resistir, a Elle e a Marie Claire UK já estão com as campanhas de D&G e Dolce & Gabbana nas edições do mês de junho. E ai, gostaram.

Vogue Nippon junho, com a Hello Kitty

Já contamos aqui que a foférrima Hello Kitty ia ser modelo na edição de junho da Vogue Nippon, quer dar uma olhadinha nas primeiras imagens? Estão ai embaixo, com o editorial Waiting in the Shadow que já traz um ar outonal.

Falando em Mango...¿Que me pongo?

A Web Mango tem uma seção muito interessante chamada "Que me pongo" . Com spots televisivos semanais com interpretação das tendências, com a web que tem vários vídeos, lookbook e dicas , e claro, com a participação das leitoras que mandam suas produções para serem votadas e avaliadas pelo público e pelos especialistas da empresa. Vale a pena dar uma olhadinha porque é muito didática e divertida, e se sua foto for escolhida você ganha um vale de 200€ em produtos.

Você no desfile da Mango!

Já temos compromisso para esta noite, a marca espanhola Mango te convida para assistir seu desfile de inverno 08-09. Ah, você não está em Barcelona, não tem problema o convite é para assistir o desfile na web mango.com ás 21:30 (16:30 DF). A idéia é genial, porque aproxima a cliente do que é o momento mais glamouroso de uma peça, sua apresentação a sociedade e que como estratégia é eficiente já que ainda não estamos desfilando com nossos vestidinhos de verão e já estaremos ansiosas esperando a chagada desses novos looks invernais ás lojas. Não perca!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

“I Don´t Like Mondays”


A prole de Bob Geldof volta a fazer barulho. 
Em 2005, Peaches Geldof a segunda filha de Bob e Paula Yates, escreveu e estrelou um reality show para tv chamado "Peaches Geldof: Teenage Mind". Fazendo ácidas críticas aos métodos e ao senso de estilo das stylists Trinny e Suzannah do programa "What not to wear" acabou ganhando uma coluna na Elle Girl britânica e no The Daily Telegraph. É reconhecida como a filha rebelde de Bob, que tem mais duas meninas Fifi e Pixie, e a guarda da pequena Tiger Lily (filha de Paula Yates com Michael Hutchence). Mas apesar da constante presença na mídia quem está conquistando o título de It girl é sua irmã de 17 anos Pixie Geldof (a de cabelo curto na foto).
Little Pixie Geldof (seu nome na certidão) ganhou um editorial na revista francesa Jalouse do mês de março e apareceu na sessão People Watching da Teen Vogue do mês de maio. Ficou em 16ºlugar na lista das mulheres mais estilosas da Inglaterra da Glamour Magazine, enquanto sua irmã Peaches conseguiu apenas o 43º lugar. Iniciou uma carreira de modelo e chegou a ser comparada a Kate Moss em início de carreira e a Edie Sedgwick, apesar de ter uma beleza bem mais exótica. Está sempre bem acompanhada da irmã e de outra herdeira do rock, Kimberly Stewart (sim, filha de Rod Stewart). E atualmente investe numa lista de namorados de jovens talentos do rock. 
O que a pequena herdeira do rock pretende para o futuro nem ela mesma sabe. Enquanto isso aproveita todos os clubs e festas mais concorridas de Londres. Já foi até envolvida numa fofoca, alguns dizem flagrante, com a barra pesadíssima Amy Winehouse.

The Look Presents...

Todo mundo sabe o quanto moda e musica são interligadas, ainda mais no universo masculino. Um visual que nunca saiu de moda e agora parece estar vindo com força total é o estilo "rocker"; Tenis/sapato bico fino, jeans skinny, uma boa e velha camiseta de banda de rock e cabelo bagunçado não tem erro...
Aproveitando essa onda, a marca masculina TopMan (da TopShop) lança em maio, uma parceria com um famoso site de rock chamado The Look, que conta as aventuras das bandas de rock, por trás dos palcos, alem de comentar vídeo clips recém lançados. A coleção sera dividida em três partes, sendo que a primeira a ser lançada sera The Look Presents Wonder Workshop.
A Wonder Workshop é uma loja londrina dos anos 70 famosa por vender camisetas estilo rocker, usadas por icones como Iggy Pop, Sid Vicious, Mick Jagger, Marc Bolan, The Sweet and Led Zeppelin, as estampas são inspiradas em tattoos, e tem a icônica Wild Thing com a cabeça de um leopardo.
Em julho é a vez de Nigel Waymouth, com sua psicodelia, e famoso pela legendaria boutique dos anos 60 "Granny Takes a Trip" no bairro de Chelsea em Londres. Em novembro, The Look Presents Priceless, de Antony Price com a volta da sua primeira coleção "ready to wear" de alfaiataria, cheia de jaquetas, blazers, camisas e calcas.
Fiquem de olho no estilo rocker, aparecendo com força total, ainda mais agora com esse lançamento da TopMan.
Ps - Esta prevista para o segundo semestre desse ano a inauguração da primeira loja nos EUA, em NY.

Madonna veste...

Madonna sempre causa expectativa com seus look, mas no último disco está disposta a criar um look original e a melhor opção é apostar por designers emergentes . Paro o segundo single de HardCandy , Give it to Me se vestirá de Francesco Scognamiglio .O videoclipe será lançado no final deste mês e foi dirigido pelo prestigioso fotógrafo de moda Tom Munro com stylist de Arianne Philips. A blusa chifón preta que vestirá Madonna, faz parte do a coleção de Scognamiglio para a próxima temporada Fall Winter 08/09. Com a missão de dar um toque ostentoso e refinado sem sacrificar o toque erótico da artista. Esperemos o video no youtube.

Scott Schuman, fotógrafo, stylist e agora modelo?

Como cada temporada, GAP usa em sua campanha de básicos a imagem de personagens célebres, desde atores a músicos. Mas a próxima temporada, nos surpreenderão com um novo ícone, neste caso da moda, que será um dos protagonistas de sua campanha. Falamos de Scott Schuman, do The Sartorialist, que já vive seu momento stylist, aqui!
Agora, sabendo que Schuman tem dezenas de fãs entre os fashionistas de meio mundo e é um dos maiores formadores de opinião do planeta, lhe ofereceram ser protagonista de sua nova campanha... o caçador de estilo caçado por GAP... no próximo outono, The Sartorialist em GAP!

mais e mais celebrities

Todos sabemos que as celebridades se transformaram em autênticos ícones na moda. Seus rostos protagonizam a grande maioria de capas de revista e sua imagem se associa a infinidade de marcas, sem dúvida nenhuma, um rostos conhecido ligado à'música ou ao cinema, sempre ajuda vender. Quem não foge desta regra é a Gucci , que confirmou que a atriz Claire Danes será o novo rosto de sua coleção de joalheria. A nova imagem correrá a cargo de Inez & Vinoodh, criadores de algumas das melhores campanhas de moda nos últimos tempos. Para Frida Giannini, Claire é sensual, com um forte caráter e encarna perfeitamente à mulher Gucci.

A contratação de Danes já está confirmada, mas a nova campanha de Louis Vuitton ainda é um rumor à confirmar. Depois de Catherine Deneuve, Kaith Richards, Andre Agasi ou Mijail Gorbachev, está claro que ascampanhas de Louis Vuitton contam com celebridades de peso na publé a vez dos Coppola, Sophia e Francis Ford que segundo contam foram fotografados na semana passada por Annie Leibovitz na Argentina, aproveitando um descanso na rodagem do filme Tetro, o novo projeto do diretor italo-americano. via

Ajude ao planeta com seu jeans!

Você sabia que a forma que você cuida do seu jeans pode ajudar a conservar o planeta? O programa das nações unidas para o meio ambiente lançou um vídeo que dá conselhos de como lavar seu jeans economizando energia. Vale a pena uma olhadinha e seja eco-fashion!

Chanel Primavera Verao 2008

Como já anunciado aqui um tempinho atrás, a deslumbrante Claudia Schiffer será a protagonista dessa estação da maison Chanel. Após os clicks do grande fotógrafo Karl Lagerfeld realizados na beira-mar de St-Tropez, em novembro do ano passado. A musa alemã exibiu alguns dos modelos da nova coleção, tendo como resultado um belissimo trabalho com fotos em preto e branco, que deram um toque mais natural e sofisticado.Karl Lagerfeld não poupou elogios a modelo e afirmou diversas vezes ter escolhido Claudia, icone fashion dos anos 90, pela sua elegancia e classe. Basta conferir nas imagens aqui em baixo!




domingo, 27 de abril de 2008

Mais arte e moda - os mecenas

Já que estamos falando tanto neste verão de arte e moda é fundamental saber que cada vez mais as marcas de luxo se convertem nos melhores mecenas da arte no século XXI. Prada , Louis Vuitton, Chanel , Cartier, Hermés...Todos querem vincular a imagem da marca a arte e para isso patrocinam artistas dos mais contemporâneos e abrem suas próprias galerias e fundações.

Atualmente na Fondazione Prada recebe as obras da sueca Nathalie Djurberg, pequenos filmes que reflexionam com humor e tragédia sobre o corpo e a sexualidade.

A HBox da Hermés é uma caravana galática que alberga uma amostra de videocriação itinerante. Atualmente está no Musac de León.

No Louis Vuitton Espace está a sétima exposição Orients without borders que evoca a uma fantástica viagem realizada por andré Citoën em 1931.

Na Fondation Cartier atualmente exibem o trabalho plástico da poeta Patti Smith , na exposição Land 250.
Oportunidades imperdíveis!

Resultado: Marimeko-HM/Scary-Trends

Apesar de todas as pessoas que responderam a nossa pergunta ressucitarem scary-trends como as calças de bali, o sunkini, o conjuntinho e clássicos dos 80 como a ombreira, a campeã e com as tendências mais horrorosas, que nunca devem voltar foi a Nayara Duarte, que medo! Ela fez com que a gente lembrasse das saias de lambada, da calça de lycra boca de sino, do bikini asa-delta e que cintura baixa nem sempre é legal! Mas tenho que fazer uma menção honrosa a Mariane Iukari que nos provocou pavor com as gargantilhas de silicone "tipo tatuagem", Eca!!!Foi tão assustador que vai ganhar um presentinho surpresa!
Obrigado a todos que participaram , foi muito divertido rir das scary-trends e vale a pena olhar a referência da Fernanda Rezende a James Laver, esperamos contar com vocês sempre aqui no blog!
Ganhadoras, escrevam um e-mail para nuestro.cajon@gmail.com com o endereço de vocês, em 2o dias (depende do Correios) o presente chega!

100% black

A próxima edição da Vogue Itália será super especial sob o lema 100% black, somente utilizarão modelos negras, não haverá nem uma só modelo blanca na publicação, só não sei como vão fazer com a publicidade. O objetivo é reivindicar a diversidade no mundo da moda e animar às outras revistas a buscar modelos de todas as origens. Genial! Acompanharemos o lançamento da revista e claro assim que chegar postarei os editoriais!
A foto ao lado é Liya Kebede na edição de Outubro 02, e Mimi Rogers na de setembro 06. via

sábado, 26 de abril de 2008

Vitrine viva

Quem conhece a Espanha , conhece o El Corte Inglés, é uma loja de departamento, algo entre Harrolds (com menos glamour) e a finada Mesbla (dá pra perceber que nasci nos 70) que tem filiais nas principais cidades espanholas e portuguesas. Ontem na loja que fica na calle Preciados, uma das mais comerciais de Madrid, fizeram um desfile nas vitrines laçando assim sua semana dos acessórios.
Dá uma olhadinha nas fotos aqui embaixo!


Último dia!!!!

Amanhã sai o resultado do nosso concurso Marimekko/H&M , click aqui e diga quais são as 3 tendências que não devem voltar nunca e ganhe a bolsa da coleção!